Skip to content

Montemor: CDU acusa Executivo de “empurrar obras com a barriga”

Os eleitos da CDU na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, assegurando que “continuam a desenvolver um trabalho de oposição construtiva, apoiando e apresentando contributos válidos para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida no concelho”, em nota de imprensa enviada à redação da Rádio Nova Antena, dão conta das questões que colocaram ao Executivo, na reunião do passado dia 26 de julho.

Para além disso, a CDU, nessa mesma nota de imprensa, diz que “PS/CDS/PSD não têm, nem assumem prioridades nas várias respostas que o concelho necessita, e vai ‘empurrando com a barriga’ todo um conjunto de obras que são necessárias para a melhoria das condições de vida dos montemorenses”.

O comunicado para ler na íntegra:

“Na Reunião de Câmara Municipal de Montemor-o-Novo de 26 de julho 2023, no período que antecedeu a Ordem do Dia da reunião, os eleitos da CDU colocaram as seguintes questões:

»»» Abastecimento de água na localidade de Casa Branca – O Executivo Municipal do PS/CDS/PSD, em momentos anteriores, referiu haver um protocolo com a IP (Infraestruturas de Portugal) para resolução do problema – reabilitação do depósito existente ou construção de um novo depósito – Mais uma vez, a CDU questionou sobre esta situação e a resposta foi a mesma – “…estamos a tratar…”.

Os moradores da aldeia da Casa Branca queixam-se de falta de pressão da água. Urge resolver este problema, pelo que os eleitos da CDU estarão atentos e exigirão a resposta que é devida à população daquela localidade.

»»» ETAR do Escoural – Depois de questionado o Executivo Municipal do PS/CDS/PSD sobre esta matéria em concreto, nomeadamente sobre a localização da ETAR, a resposta é a mesma de reuniões anteriores. O problema não está a ser resolvido.

»»» ETAR do Ciborro – Foi dada a informação que o procedimento teria sido anulado e iniciado novo procedimento no dia 14 de fevereiro de 2023. Passados 90 dias o assunto continua sem resposta e sem resolução à vista.

»»» Ajuste Direto EB CIBORRO – O concurso para realização desta obra ficou deserto e em reunião de câmara o Sr. Presidente assumiu que iria proceder a um contrato de ajuste direto para as obras de reabilitação/requalificação daquela Escola. Os vereadores da CDU questionaram qual o ponto de situação. A resposta é sempre a mesma – estamos a tratar/estamos a agendar/ estamos a…e nada feito. O novo ano letivo está à porta e a resposta às crianças e alunos da EB1 do Ciborro está sem resposta.

»»» Pavimentação de ruas das Silveiras – No final de maio, depois da distribuição das verbas da conta de gerência, o Sr. Presidente Olímpio Galvão, assumiu dar início ao procedimento de contratação para realização da obra de pavimentação das ruas Pascoal Coelho, Ernesto Pinto Ângelo e Rua da Amizade nas Silveiras. Passados dois meses, os eleitos da CDU questionaram sobre o desenvolvimento dos trabalhos. A resposta foi a mesma, idêntica a respostas anteriores – “…estamos a tratar…”.

»»» Resposta Obras no Largo Alexandre Herculano – Foram solicitados esclarecimentos detalhados (em várias reuniões de Câmara) ao Sr. Presidente sobre os recursos financeiros alocados à obra. À data, os eleitos desconhecem os custos envolvidos e que o Executivo PS/CDS/PSD teima em não prestar. Mais uma vez, é notória a dificuldade de esclarecimentos por quem está à frente da gestão da Câmara, aos eleitos da CDU.

Os eleitos da CDU entendem que o PS/CDS/PSD não têm, nem assumem prioridades nas várias respostas que o concelho necessita, e vai “empurrando com a barriga” todo um conjunto de obras que são necessárias para a melhoria das condições de vida dos montemorenses.

Os eleitos da CDU continuam o seu trabalho constante em prol do concelho, mantendo uma postura caracterizada pela honestidade e competência, exercendo uma oposição construtiva e denunciando as contradições nas políticas de uma coligação entre PS/CDS/PSD que não apresenta uma estratégia política clara e eficaz para o concelho”.

Compartilhe este artigo: