39ª edição da Ovibeja começa hoje e termina dia 1 de maio, este ano, o tema da feira é “Comunicar, Um Grande Desafio para a Agricultura.
A Ovibeja é um palco privilegiado para a reflexão e debate sobre os grandes temas da atualidade, apresentados nos vários colóquios, seminários e workshops promovidos pela organização e por várias outras entidades ao longo do evento.
Relativamente à comunicação, este é um dos temas essenciais para estreitar laços entre o campo e a cidade e sedimentar o conhecimento sobre o mundo rural e o papel da agricultura como garante da alimentação humana e da fixação de pessoas no território.
Com a visita de mais de 150 mil visitantes, a Ovibeja conta com mais de mil expositores, vários pavilhões temáticos dedicados ao agroalimentar, pecuária, institucional e serviços, artesanato, restauração, cante alentejano, maquinaria agrícola, atividades pedagógicas e comunicação de boas práticas agrícolas.
Claudino Matos, Diretor Geral da Associação de Agricultores do Sul e organizadora do evento, revela que “este ano houve uma procura muito grande quer por parte de expositores quer por parte de entidades a querem fazer atividades na Ovibeja”.
“Nós queremos sempre fazer uma Ovibeja melhor que a do ano anterior. O nosso lema é “Ovibeja é todo o Alentejo deste mundo”, salienta ainda Claudino Matos.
Uma das imagens de marca da Ovibeja é ainda a abertura dos festivais de primavera, com quatro concertos e as “ovinoites”, que este ano conta com os concertos de LuísTrigacheiro, no dia 27; Os Quatro e Meia, dia 28; Xutos e Pontapés, dia 29, e Barbara Tinoco, dia 30.