As temperaturas que se vão registar no fim de semana da Páscoa vão ficar acima da média para esta altura do ano e podem chegar aos 30 graus no Alentejo, ainda que as noites continuem a ser frias, avançou fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à agência Lusa.
“A previsão para o fim de semana da Páscoa será de céu em geral pouco nublado ou mesmo limpo em muitos locais. Com a informação disponível [até ao momento], tudo aponta para que seja tempo seco, sem chuva”, revelou Ângela Lourenço, meteorologista do IPMA, que avançou ainda que a temperatura máxima vai ter uma tendência ascendente ao longo da semana, não se prevendo grandes alterações no fim de semana.
“Essa temperatura máxima está acima da média para a época do ano, havendo muito locais do interior do Alentejo e do Vale do Tejo que poderão atingir valores próximos de 30 graus centígrados”, descreveu, salientando, ainda assim, que “a subida não é muito significativa” no que respeita à temperatura mínima.
O IPMA informou, em comunicado, citado pela Lusa, que as temperaturas máximas “deverão variar aproximadamente entre 23 e 26 graus centígrados na generalidade do território, sendo ligeiramente inferiores na faixa costeira”.
Já quanto às temperaturas mínimas, a variação vai situar-se entre os sete e os 10 graus, exceto na faixa costeira a sul do Cabo Carvoeiro, onde vai ser ligeiramente mais altas, e no nordeste transmontano, onde vão ficar abaixo dos cinco graus.
Ainda que as temperaturas subam, Ângela Lourenço destacou que vai ser possível “notar que as noites ainda estão frias, ou seja, não será aquilo que se chama, normalmente, o tempo de verão”, uma vez que vai verificar-se um arrefecimento noturno, havendo “uma grande diferença entre a temperatura diurna e a temperatura noturna”.