Skip to content

Carnaval Infantil esta sexta-feira no Rossio em Montemor

O Carnaval Infantil está de regresso ao Rossio de Montemor-o-Novo, amanhã, às 10 horas. Depois de dois anos parado, o Desfile com as crianças do agrupamento, traz às ruas da cidade convívio, animação e folia.

Organizado pela Saber Crescer Montemor-o-Novo, em parceria com o Centro Lúdico, o desfile por muito “ansiado”, segundo Elisabete Serôdio, membro da associação Saber Crescer, está de volta com vários temas.

“Eu acho que vai correr muito bem, porque também devido ao facto de não haver há algum tempo (o desfile de carnaval infantil), as crianças estão ansiosas e nós pais estamos ansiosos por proporcionar este momento às crianças. O carnaval acaba por ser um bocadinho de todos. A nossa missão enquanto associação e Centro Lúdico é colocarmos um sorriso na cara das crianças. E acho que é mesmo isso que vamos ter, vamos ter muita animação, muitos sorrisos e muita alegria. Espero que todos participem para termos um desfile mais animado e colorido, para as crianças se sentirem acarinhadas e aplaudidas”, exprime Elisabete Serôdio sobre o desfile de carnaval infantil.

O circuito do desfile infantil, de acordo com Elisabete Serôdio, vai ser entre a Praça de Touros e a Escola Secundária, sendo um motivo para a população assistir “se divertir” e “começar a brincar ao carnaval”.

Esta iniciativa carnavalesca é organizada pela associação Saber Crescer e o Centro Lúdico. Elisabete Serôdio explica como é organizado o Carnaval Infantil juntamente com o Centro Lúdico: “a associação de pais da escola EB1 número 1 está na parte da organização, mas a cara que todas as pessoas associam ao desfile é a o Centro Lúdico. Nós (os pais do Saber Crescer) estamos mais parte da logística enquanto que na implementação e organização estão as animadoras do Centro Lúdico”.

Convívio, animação e muita folia é o prometido neste dia, seja para quem assiste como para as crianças. Vera Galhofas, animadora do Centro Lúdico, esclarece em que medida o Centro Lúdico se envolve no desfile: “interferimos muito pouco, organizamos, convidamos as escolas a participar, revelamos o nosso tema, mas se alguma turma quiser seguir o tema é da responsabilidade do professor. Há também muitas crianças a seguirem a sua própria máscara, o que é muito interessante, porque cada um tem a sua personalidade” a missão é apenas “juntar as escolas todas, para todos os alunos participarem. Ou seja, o convívio é o mais importante, a folia e a diversão, que marcam esta tradição”

Já Rita Laranjeira, também animadora do Centro Lúdico, conta que o papel do Centro, no desfile, será mais de apoio: “Nós recebemos as escolas todas junto ao pavilhão da escola C+S. Depois de todas as escolas estarem connosco, nós fazemos um alinhamento. As escolas também não vão todas juntas, ou seja, primeiro vai o pré-escolar, o primeiro ciclo, a seguir escola número 1 e assim sucessivamente. O nosso papel é organizar o desfile e ver se está tudo bem e se precisam de alguma coisa”.

Quanto ao tema, segundo Vera Galhofas, este ano, o centro lúdico escolheu os recursos hídricos, cujas máscaras vão ser arco-íris “porque são mais alegres e também têm a ver com a chuva e com a água”. Outro porquê do centro lúdico ter optado para este tema foi devido “aos períodos de seca” por isso “é importante sensibilizar as crianças para este problema da seca, para a poluição, do degelo e das calotas polares”.

O dia ainda vai longo para as crianças que vão participar no desfile, terminando as festividades neste mesmo centro, como indica Rita Laranjeira: “depois do desfile as crianças vão almoçar à escola e depois voltam para o Centro Lúdico. Onde vai haver um baile, as crianças vão dançar à sua maneira, mascarados, e no final vai haver um concurso de máscaras, no qual o prémio vai ser um presente feito por nós aqui no Centro Lúdico”. 

Compartilhe este artigo: