De entre os 14 municípios do Alentejo Central que participaram neste processo, Mora foi um dos dois únicos municípios com taxa de 100% na certificação dos equipamentos desportivos existentes.
O processo de certificação de equipamentos desportivos é levado a cabo anualmente, desde 2017, pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC). São efetuados ensaios de segurança nos equipamentos, devendo os mesmos cumprir na íntegra a legislação em vigor.
Em 2022, este processo decorreu entre os meses de agosto e dezembro. Foram inspecionados um total de 668 equipamentos, tendo sido atribuída a certificação a 523 destes.
No concelho de Mora foram inspecionados 48 equipamentos desportivos, divididos por todas as freguesias, e todos foram certificados, correspondendo isso a uma taxa de 100%.
Para o Município de Mora estes resultados revelam-se bastante positivos, na medida em que os 48 equipamentos desportivos agora certificados cumprem legalmente o seu propósito, proporcionando a todos os seus utilizadores as condições necessárias para prática desportiva.