O Município de Mora viu aprovada a candidatura para o projeto denominado “Conservação da Natureza e Biodiversidade – Projetos de erradicação e controlo de espécies invasoras prioritárias”, do Fundo Ambiental.
A aprovação desta candidatura vai permitir ao Município de Mora trabalhar, regularmente, na erradicação e controlo de uma espécie muito específica, vulgarmente conhecida como jacintos-de-Água, que existem em larga escala na água da Ribeira Raia, na zona do Furadouro.
A presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, revela que, “foi o único concelho a ver esta candidatura aprovada, e permite, através de um equipamento específico, remover os jacintos da zona do Furadoro, onde esta espécie invasora tem sido muito problemática”.
Paula Chuço vê a aprovação desta candidatura com bastante satisfação, uma vez que vai ser “uma oportunidade beneficiar a limpeza do rio”.
Município de Mora que vê aprovado um projeto, no valor de 155 mil euros, cujo financiamento é de 100 mil euros, para aquisição de equipamento próprio para remover os jacintos de água, trabalhos de remoção da espécie e realização de ações de informação e sensibilização.