As sessões do projeto “Estórias D’Aqui”, estão ser realizadas pelo Município de Arraiolos e o TEatroensaio, nas coletividades do concelho, até ao final deste ano.
Sílvia Pinto, presidente da câmara de Arraiolos refere que “o primeiro e o segundo encontro já decorreram na Sociedade Recreativa da Aldeia da Serra e na Sociedade 1º de Janeiro em Bardeiras”.
Para explicar melhor esta iniciativa, Sílvia Pinto conta que procuram “discutir, falar hábitos, de experiências, é no fundo uma conversa entre todos, uma partilha de memórias”. Este projeto já tinha sido desenvolvido, no ano passado, durante a pandemia, explica Sílvia Pinto, referindo que “a adesão foi muito significativa”.
Este ano, “já sem as máscaras”, a população continua a a aderir e ir às “Estórias D’Aqui”, o que revela que “as pessoas gostam de se sentar, conversar e partilhar experiências”, acrescenta a presidente.
Todos têm um papel a desempenhar (seja o de contar ou de escutar), ativo e igualitário, partilhando pacientemente palavra a palavra, olhos nos olhos. O TEatroensaio dinamiza a conversa, cruza-a com outras referências e regista memórias.