Inaugurou no sábado, 5 de Fevereiro, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, a exposição “Círculos de Paz”, concretizada através do projeto educativo 2020/21, numa colaboração entre o Município de Montemor-o-Novo e o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Na abertura da mostra estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão e o presidente da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, António Dando.
O Município de Montemor-o-Novo acolheu na Oficina da Criança, durante o ano letivo 2020/2021, 48 turmas da sua comunidade educativa, para refletir sobre o conceito de paz. Este projeto surgiu no âmbito do Movimento Municípios pela Paz – Educar pela paz, do qual o nosso município é parceiro.
Durante o projeto, as crianças exploraram a temática da PAZ através de jogos, momentos de meditação e relaxamento, sessões de expressão plástica e por fim, com uma visita ao Cromeleque dos Almendres, um monumento megalítico, um espaço onde o círculo é dominante, um lugar místico, de culto e união.
Após terem trabalhado as várias dinâmicas do círculo, as crianças criaram a sua própria Mandala, em que a base da criação foi o próprio círculo e o conteúdo, a harmonia entre linhas, formas e cores.
Uma Mandala é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o mundo que o rodeia. O ponto central da mandala é identificado como a essência do nosso ser, do qual tudo converge ou irradia. As primeiras figuras da mandala refletem o inconsciente pessoal e as extremidades o inconsciente coletivo.
[/shc_shortcode]