Skip to content

Câmara de Évora investe mais de meio milhão de euros na reabilitação de pavimentos na Garraia e Sizuda

A Câmara Municipal de Évora e a Infraestruturas de Portugal deram início às obras de reabilitação de vários pavimentos nas zonas da Garraia e da Sizuda, num investimento superior a meio milhão de euros.

A intervenção surge no âmbito da cooperação entre o Município de Évora e a Infraestruturas de Portugal e foi um dos assuntos destacados na reunião pública de Câmara de 1 de outubro.

No Período Antes da Ordem do Dia, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Zorrinho, fez ainda o ponto de situação de vários projetos considerados relevantes para o desenvolvimento do concelho e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Entre os assuntos abordados estiveram os processos relativos às obras de acessibilidades ao novo Hospital Central do Alentejo, que continuam em curso, bem como a execução das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência destinadas aos projetos da Capital Europeia da Cultura Évora 2027.

De acordo com o Município, está praticamente concretizada a totalidade das verbas do PRR destinadas aos projetos da Capital Europeia da Cultura, continuando também a Câmara a acompanhar as atividades que estão a ser desenvolvidas neste âmbito.

Carlos Zorrinho destacou ainda os trabalhos em curso para a elaboração do Plano de Urbanização de Évora, que se encontra em discussão pública até 12 de outubro, assim como a aprovação da participação do Município como entidade fundadora da Associação para a criação da Orquestra Regional do Alentejo e a elaboração da respetiva candidatura.

Na reunião foi também abordada a assinatura de um protocolo com a Universidade de Évora para o desenvolvimento do Polo Aeronáutico e Aeroespacial e o lançamento do programa Casario Branco.

Entre as deliberações tomadas no período da Ordem do Dia, a autarquia aprovou a abertura de procedimento concursal para recrutamento de trabalhadores para lugares vagos no Mapa de Pessoal de 2026, incluindo 18 postos de trabalho para Assistentes Operacionais – Cantoneiros de Limpeza.

Foi igualmente aprovado um protocolo de colaboração entre o Município de Évora e a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, no âmbito do Programa de Saúde Mental – Resposta Comunitária para Intervenções de Reabilitação Psicossocial, que prevê a utilização do espaço do Centro de Convívio da Câmara.

A Câmara aprovou ainda a adjudicação do procedimento público para cedência de utilização e gestão do Polidesportivo do Bacelo – Parque das Corunheiras, bem como a emissão de parecer para a candidatura do Clube Raquel Cabaço ao Estatuto de Utilidade Pública Desportiva.

Foi também aprovada uma proposta apresentada pelos eleitos da AD – Évora Tem Mais Futuro, destinada à melhoria das condições das instalações da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Évora.

A reunião ficou ainda marcada pela aprovação de vários votos de saudação, entre os quais à Associação Filarmónica 24 de Junho de São Miguel de Machede, pelo seu 45.º aniversário; à professora doutora Hermínia Vilar, pela sua designação para integrar o Conselho Geral do Comissariado Nacional para as Comemorações dos 900 Anos da Fundação de Portugal; e a Manuel Dias, fundador do Trulé – Investigação de Formas Animadas, pelos seus 50 anos de carreira.

Foram também aprovados votos de saudação pelo Dia Internacional da Pessoa Idosa, pela nomeação do coronel Hélder Barros como comandante do Comando Territorial de Évora da GNR, pela conquista do terceiro lugar, no escalão 55/59, pela atleta Alexandra Potes Amaral no Sines Triathlon 2026, e pelos aniversários do Clube de Bilhar Eborense e do Grupo Desportivo e Cultural do Bairro de Santo António.

A Câmara aprovou ainda um voto de saudação pelo 56.º aniversário da CGTP-Intersindical, prestando homenagem aos seus construtores e trabalhadores filiados.

Por fim, foi aprovado um voto de pesar pelo falecimento de Suzete Chaveiro, funcionária da Câmara Municipal de Évora durante cerca de 40 anos, tendo sido cumprido um minuto de silêncio em sua memória.

Compartilhe este artigo: