
As histórias e personagens do centro histórico de Montemor-o-Novo ganham uma nova vida através do olhar e da criatividade das crianças, na exposição “Estórias dentro da nossa História – Figuras e Factos em Montemor-o-Novo”, patente no recinto da Feira da Luz/Expomor, nomeadamente no espaço da Brincafeira, da responsabilidade da Oficina da Criança.
A iniciativa resulta de um trabalho desenvolvido no âmbito da área de projeto do Agrupamento de Escolas, tendo como ponto de partida figuras e acontecimentos associados ao centro histórico da cidade. O objetivo foi levar os mais novos a olhar de outra forma para portas e janelas que permanecem fechadas e que escondem histórias e personagens que fazem parte da memória local.
Maria Galego, da Divisão Sociocultural da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, explica que o projeto procurou precisamente despertar a curiosidade das crianças perante esse património. “O convite às escolas foi com a intenção de reconhecerem as portas e janelas que estão fechadas no nosso centro histórico e utilizarem um bocadinho a imaginação”, explica, referindo personagens como o barbeiro Babau, a Cacilda Carvoeira ou o Zé Grande, ligado à sua taberna.
Segundo Maria Galego, são figuras associadas a espaços que “estão fechadas há muitos anos e que criam alguma curiosidade de quem passa e não conheceu”. O projeto constituiu, assim, uma oportunidade para dar a conhecer às novas gerações “estas personagens de Montemor-o-Novo”.
Depois da visita ao centro histórico, foram as próprias crianças que deram forma às histórias que ouviram. Cada turma recebeu um excerto da narrativa e foi desafiada a representá-lo, através de pequenas peças construídas em caixas de madeira. “Exposição resulta do trabalho das crianças, que realizaram após a visita ao centro histórico, ficaram com as histórias nas suas cabeças e nós dividimos cada excerto desta grande história por pequenas peças”, explica Maria Galego.
Cada turma ficou responsável por representar uma parte da história, recorrendo à imaginação e à criatividade. O resultado pode agora ser visto em conjunto na exposição. “Cada turma foi convidada a retratar aquilo que ouviu num bocadinho dessa história”, refere, destacando os “pormenores incríveis” presentes nas representações realizadas pelos alunos. “Cada turma faz uma história e o todo depois é visível aqui nesta exposição”, acrescenta.
A proposta não termina, contudo, dentro do recinto da Feira da Luz. A exposição convida também os visitantes a sair para o centro histórico e a conhecer os locais e personagens que estiveram na origem do projeto.
Para isso, está disponível uma bicicleta, uma pasteleira, acompanhada por mapas que permitem aos visitantes realizar um percurso pelas ruas do centro histórico.
Maria Galego explica que, ao longo desse percurso, serão encontradas as personagens recriadas pelas crianças em grande dimensão, com cerca de um metro e meio de altura. “Cada personagem vai ter um QR code”, permitindo ao visitante aceder a conteúdos relacionados com cada uma das figuras. O código remete para o site da Trimagisto, entidade responsável pela dinamização dramática da peça “O Vendedorzinho”, interpretada por Beatriz Filomeno.
Através dessa plataforma, será possível ouvir excertos das histórias associadas a cada personagem e conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelas crianças. “O visitante, na personagem, vai ter o QR code, pode ter a leitura através desse site e ter um bocadinho aquilo que as crianças viveram neste projeto”, explica Maria Galego.
Desta forma, “Estórias dentro da nossa História – Figuras e Factos em Montemor-o-Novo” cruza memória, património, educação e criatividade, aproximando as novas gerações de histórias e personagens que fazem parte da identidade local.
A exposição, patente na Brincafeira, no recinto da Feira da Luz/Expomor, transforma o trabalho desenvolvido pelas crianças numa oportunidade para toda a comunidade redescobrir o centro histórico de Montemor-o-Novo através de um novo olhar.































