Skip to content

Viana do Alentejo recebe quinta edição do FICO com olaria, ilustração e música

A vila de Viana do Alentejo recebe, entre os dias 15 e 17 de maio, a quinta edição do Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria, iniciativa que volta a unir tradição oleira, ilustração e criatividade contemporânea na Praça da República.

Ao longo de três dias, o certame promove exposições, oficinas, residências artísticas, concertos e atividades participativas, reforçando a ligação entre o património local e novas abordagens artísticas. O evento é organizado pelo Município de Viana do Alentejo, com o apoio da Junta de Freguesia e dos mestres oleiros locais.

O presidente da Câmara Municipal, Luís Metrogos, destacou a importância de valorizar a olaria tradicional do concelho e os seus mestres oleiros. “Este ano contamos, em primeiro lugar, com o natural destaque para a nossa olaria local, para a nossa olaria Mira Agostinho, para os nossos dois oleiros Feliciano Agostinho Filho e Feliciano Agostinho Pai”, afirmou.

O autarca sublinhou ainda uma das atividades mais emblemáticas do festival, a demonstração tradicional do “pisar do barro”, conduzida por Feliciano Agostinho Pai. “Deixo o convite a todos para verem como era o processo antigo, como se fazia antigamente esse processo do pisar do barro”, referiu, acrescentando que a iniciativa pretende também envolver o público de forma participativa.

O programa inclui igualmente oficinas ligadas à ilustração e criatividade, dinamizadas por Gabriel Lagarto e Manuel Rafael, além da apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante a residência artística realizada em março, promovida pela Passa ao Futuro, que juntou Carolina Celas, Célia Esteves, Cláudia Lancaster e Nicolau aos mestres oleiros Feliciano Agostinho e Feliciano Mira Agostinho.

Durante o festival será ainda realizada a entrega de prémios da 12.ª edição do concurso de janelas, varandas e montras engalanadas, promovido na vila. Segundo Luís Metrogos, a iniciativa registou este ano a maior adesão de sempre. “Tivemos a maior participação de sempre, com 25 montras expostas, o que nos deixou bastante contentes e com a vila naturalmente mais embelezada”, destacou.

O festival aposta também numa componente familiar, através da criação de um espaço dedicado às crianças. “O que nós queremos fazer é com que os pais consigam usufruir do festival com a maior tranquilidade possível”, explicou o presidente do município.

Nesse espaço infantil haverá atividades lúdicas e pinturas faciais, permitindo “que exista um espaço dedicado às crianças, onde podem brincar”, acrescentou.

A animação musical é outro dos destaques da programação. Na sexta-feira sobe ao palco o grupo “De Moda em Moda”, seguindo-se, no sábado, um espetáculo com Edmundo Inácio. Já no domingo, a animação musical ficará a cargo de Filipe Máximo. “A Praça da República encerrada e aberta às pessoas cria uma muito boa dinâmica. Esperamos que com a animação musical se crie um ambiente envolvente que seja do agrado de todos”, concluiu Luís Metrogos.

Compartilhe este artigo: