Concerto da Orquestra Ligeira do Exército com entrada livre em V. Novas

A Orquestra Ligeira do Exército atua em Vendas Novas no próximo dia 15 de maio, pelas 21h30, junto ao Estádio Municipal, num concerto de entrada livre que pretende assinalar o 33.º aniversário da Elevação de Vendas Novas a Cidade e, igualmente, o Dia do Regimento de Artilharia n.º 5.

A iniciativa promete uma noite especial, convidando a população a celebrar esta data marcante para Vendas Novas e a assistir a um espetáculo de reconhecida qualidade artística, protagonizado por uma das mais emblemáticas formações musicais do País.

Como refere o Vice-presidente da Câmara Municipal, Luís Laranjo Matias, “Assinalar o 33.º aniversário da Elevação de Vendas Novas a Cidade com um concerto desta dimensão é celebrar o percurso, a identidade e a capacidade de afirmação do nosso Concelho, valorizando simultaneamente a ligação histórica e identitária ao Regimento de Artilharia n.º 5”.

Com sede na Unidade de Apoio do Comando da Logística, em Paço de Arcos, a Orquestra Ligeira do Exército iniciou a sua atividade em 1976, apresenta-se num formato de Big Band, e tem marcado presença em algumas das mais prestigiadas salas de espetáculo nacionais, colaborando igualmente com diversos artistas e convidados do panorama musical português e internacional.

Associação de Pediatria promove XXII Jornadas de Pediatria de Évora

A Associação de Pediatria de Évora promove, nos dias 21 e 22 de maio de 2026, as XXII Jornadas de Pediatria de Évora. A iniciativa, subordinada ao tema “Cuidar com Ciência”, conta com o apoio institucional da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central e decorrerá no Hotel Vila Galé, em Évora.

A ação tem como público-alvo os Médicos Especialistas e Internos de Pediatria, os Médicos Especialistas e Internos de Medicina Geral e Familiar e os Enfermeiros de Saúde Infantil e de Cuidados de Saúde Primários.

A iniciativa tem como objetivo promover a atualização científica e técnica de médicos e enfermeiros na área da Pediatria, reforçar a articulação entre a Pediatria Hospitalar e a Medicina Geral e Familiar, divulgar as boas práticas clínicas e orientações atualizadas no diagnóstico, tratamento e seguimento do recém-nascido, criança e adolescente e estimular a reflexão e o debate sobre temas atuais e emergentes em saúde infantil. A iniciativa pretende também ser um espaço privilegiado de partilha de conhecimento, discussão de boas práticas clínicas e abordagem multidisciplinar dos principais desafios em Saúde Infantil e Juvenil.

Vila Viçosa recebe grande encontro da diocese com celebração da fé e convívio comunitário

A Diocese de Évora promove, no próximo dia 30 de maio, em Vila Viçosa, um encontro dedicado à fé e à comunhão que pretende reunir famílias, jovens e comunidades de toda a região num espírito de unidade e fraternidade. O programa tem início logo pela manhã com uma peregrinação a pé destinada a todos os que desejem começar a jornada em espírito de oração, com partidas agendadas de dois locais distintos, Borba e Bencatel, convergindo ambos para o centro das celebrações. Para os restantes participantes, o acolhimento oficial e os momentos de animação inicial estão marcados para as 10h00, na Igreja dos Agostinhos, de onde partirá uma procissão solene com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição em direção ao Santuário Nacional.

No recinto do Santuário, o evento conjugará uma forte dimensão espiritual com um ambiente de festa popular, disponibilizando no interior da igreja um espaço de adoração eucarística contínua, enquanto no exterior se viverá um momento de convívio comunitário servido por iguarias tradicionais como porco no espeto, bifanas e sopa de tomate. Uma das grandes novidades desta edição é a Expo Carismas, um espaço expositivo onde movimentos, congregações e paróquias darão a conhecer os seus projetos e missão ao serviço da Igreja diocesana. O ponto alto da jornada acontece às 15h30 com a celebração da eucaristia final, momento que incluirá uma bênção especial para os casais que celebram as suas bodas de prata ou de ouro. Os interessados em receber o diploma comemorativo do matrimónio devem efetuar a sua inscrição até ao dia 19 de maio através do contacto oficial da diocese ou junto dos serviços de pastoral locais.