António Candeias tomou posse como novo reitor da Universidade de Évora

O professor António Candeias tomou posse esta segunda-feira, 11 de maio, como reitor da Universidade de Évora para o mandato 2026-2030, numa cerimónia realizada na Sala dos Atos do Colégio do Espírito Santo, em Évora. A sessão solene contou com a presença da comunidade académica, representantes institucionais e convidados, tendo ficado marcada por intervenções da reitora cessante, Hermínia Vasconcelos Vilar, da presidente da Associação Académica, Ana Beatriz Calado, e do presidente do Conselho Geral, Carlos Reis. Durante a cerimónia foram ainda empossados os vice-reitores, pró-reitores e o administrador da academia alentejana.

Na sua primeira intervenção enquanto reitor, António Candeias afirmou assumir o cargo “com profunda honra, sentido de responsabilidade e sincera humildade”, defendendo uma Universidade de Évora “pública, autónoma, responsável e de matriz não fundacional”. O novo responsável sublinhou a importância da ligação da universidade ao território e à sociedade, defendendo uma academia “mais próxima, mais disponível e mais comprometida” com o Alentejo e com os seus parceiros institucionais. António Candeias deixou ainda críticas ao “subfinanciamento crónico” das universidades públicas e apelou ao reforço do investimento no ensino superior, investigação científica e inovação.

Jornadas Internacionais do Dia do Enfermeiro decorrem em Évora

Realizam-se, nos dias 12 e 13 de maio, no Auditório Nobre da Universidade de Évora, as 3ªs Jornadas Internacionais do Dia do Enfermeiro 2026. Na edição deste ano, subordinada ao tema “Saúde Digital: Inovação e Humanização”, é proposta uma reflexão sobre os desafios e oportunidades da saúde digital, destacando o papel central dos enfermeiros na construção de cuidados mais humanos, acessíveis e eficientes.

Ao longo de dois dias, serão abordados temas relacionados com a tecnologia e a inovação ao serviço da saúde, o cuidar em rede, o papel do enfermeiro e da enfermagem na transição digital e na humanização dos cuidados, a Liderança em Enfermagem, entre outros.

Este evento destina-se a Profissionais de Saúde e Estudantes de Enfermagem.

“Dar mais Vida aos Anos!” leva sessões de yoga aos lares de Montemor-o-Novo

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, a UCC Monte Mor dinamizou, em abril, a iniciativa “Dar mais Vida aos Anos!”, promovendo sessões de yoga dirigidas à população idosa nos lares do concelho de Montemor-o-Novo.

A ação contou com a participação das enfermeiras Maria Santos e Isabel Carvalho, da UCC Monte Mor, de Sandra Farrica, do Serviço de Desporto do Município de Montemor-o-Novo, e do professor Fernando Cunha, do Monte de Magia, numa colaboração que reforça a articulação entre saúde e comunidade na promoção de estilos de vida saudáveis.

Esta iniciativa teve como principais objetivos assinalar o Dia Mundial da Saúde, sensibilizar a população idosa para a importância da prática regular de atividade física, da adoção de uma alimentação equilibrada e do cumprimento do regime terapêutico, bem como consciencializar para a relevância de comportamentos promotores de saúde ao longo do envelhecimento.

As sessões decorreram num ambiente de proximidade e bem-estar, tendo sido amplamente participadas pelos utentes dos lares. Tanto os idosos como as direções das instituições manifestaram elevado agrado com a dinâmica implementada, destacando-se a participação ativa dos presentes e o impacto positivo da iniciativa na promoção da saúde e qualidade de vida.

Polinizadores em Ação: Portugal aprova plano estratégico para salvar insetos essenciais

No programa “Ambiente em FM”, José Janela destaca o papel vital dos polinizadores, como abelhas e borboletas, que são responsáveis pela reprodução de grande parte das plantas e culturas agrícolas. Em Portugal, a atividade destes pequenos seres contribui com cerca de dois mil milhões de euros anuais para a agricultura, mas o seu acentuado declínio coloca em risco a biodiversidade e a segurança alimentar.

Para enfrentar esta ameaça, foi aprovado o plano nacional “Polinizadores em Ação”, um instrumento estratégico que visa travar a perda de espécies e promover o equilíbrio dos ecossistemas.

Este novo plano de ação estabelece um roteiro ambicioso para a próxima década, integrando 116 medidas concretas destinadas à conservação e sustentabilidade destes insetos. O objetivo passa não só por proteger os habitats naturais, mas também por aprofundar o conhecimento científico sobre as populações existentes em território nacional.

Com esta resposta coordenada, Portugal procura inverter a tendência de desaparecimento dos polinizadores, garantindo que estes continuem a desempenhar o seu papel gigante na manutenção da vida selvagem e na viabilidade da produção agrícola.

Tudo para saber sobre o assunto com José Janela, da Quercus. O programa desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo: