
Vendas Novas acolhe até 28 de março, o “Geração VN”, um programa de atividades que pretende assinalar o Dia Nacional da Juventude, dando espaço às ideias, talentos e interesses dos mais jovens, com o objetivo de incentivar a participação ativa dos jovens na comunidade.
A iniciativa pretende, em primeiro lugar, despertar o interesse dos jovens para o envolvimento nas decisões políticas e cívicas, promovendo uma maior proximidade entre os jovens e os seus representantes nos diferentes órgãos locais.
Luís Laranjo Matias, vice-presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, em declarações à RNA, referiu que “o Geração VN tem como objetivo despertar e colocar algum tipo de movimento naquilo que é a juventude em Vendas Novas. Incentivando a participação dos jovens naquilo que são as decisões tomadas pelos decisores políticos, pelos seus representantes nos diversos órgãos. Um dos grandes desafios é o incentivo à participação dos jovens na comunidade, que se representa por esta primeira iniciativa do Dar a Voz ao Futuro, como também com a votação do Orçamento Participativo das Escolas, que decorre também no âmbito destas duas semanas de atividades”.
“Vão existir também atividades em termos de saúde escolar, escola segura, centro qualifica, de empresas, do gabinete municipal de psicologia, um conjunto de várias atividades que me parece importante efetivamente destacar, de abordar, e, portanto, a Geração VM, para além de assinalar aquilo que é o dia 28 de março com a comemoração do Dia Internacional da Juventude, bem como aquilo que é o fim do período letivo antes das férias da Páscoa no dia 27 de março, tem como objetivo abordar muitos destes temas relacionados com a participação dos jovens na comunidade, os cuidados, aquilo que são alguns alertas em termos de comportamentos de maior risco”, acrescentou.
“Os jovens podem esperar deste programa, acima de tudo, uma programação feita efetivamente a pensar neles. Já há vários anos que não se assinalava uma Semana da Juventude ou uma celebração da Juventude em Vendas Novas, e no decorrer de uma recomendação apresentada na Assembleia Municipal para assinalar este dia, este executivo com os serviços decidiu começar a preparar esta atividade, muito focada na questão do incentivo à participação. Este é um primeiro Geração VM, queremos que se repita nos próximos anos um planeamento já mais maturado e já mais alinhado naquilo que é o plano anual de atividade e aquilo que é o orçamento também da Câmara Municipal, e, portanto, uma das questões que os jovens podem esperar é que a sua voz vai ser efetivamente ouvida”, sublinhou.
“A principal preocupação é percebermos efetivamente o que é que os jovens esperam também dos seus decisores políticos. E, nesse sentido, este incentivo à participação é, sem dúvida, muito importante. E depois, termos este cuidado de ter uma programação que seja o mais possível heterogénea, que consiga agradar a diversos públicos, procurando também não deixar ninguém para trás, neste caso, termos uma programação em Vendas Novas e termos também uma programação na nossa freguesia rural na Landeira, no qual quero destacar o contributo e o incentivo da Associação de Jovens de Landeira para esse efeito. E, portanto, aquilo que é a nossa maior preocupação é efetivamente ter políticas mais adaptadas, melhores serviços jovens e que, acima de tudo, lhes permitam criar raízes” concluiu.
















