Skip to content

DECO alerta para o aumento de burlas financeiras e investimentos falsos na internet

A DECO emitiu um alerta sobre a sofisticação crescente de burlas relacionadas com crédito fácil e investimentos em criptoativos, que circulam intensamente nas redes sociais. Estes esquemas seguem padrões específicos, como o pedido de taxas antecipadas para libertação de empréstimos ou a promessa de lucros elevados e sem risco em plataformas falsas, muitas vezes promovidas por influenciadores digitais sem formação ou autorização legal. A associação sublinha que a digitalização facilitou a criação de websites e mensagens personalizadas que induzem os consumidores em erro, tornando difícil distinguir ofertas legítimas de fraudes.

Para garantir a segurança do seu dinheiro, a DECO recomenda que os consumidores verifiquem sempre se a entidade está devidamente registada nas listas oficiais do Banco de Portugal ou da CMVM antes de qualquer transação. As regras de ouro passam por desconfiar de retornos garantidos, evitar ofertas “exclusivas” que surjam por redes sociais e denunciar situações suspeitas às autoridades. A melhor defesa contra estas burlas, que aproveitam a vulnerabilidade económica e a complexidade de novos produtos financeiros, continua a ser a tomada de decisões informadas e o questionamento crítico de propostas que pareçam demasiado vantajosas.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Inovação e Projetos da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Compartilhe este artigo: