
Uma forte tempestade está a atingir a Andaluzia, levando a AEMET a emitir avisos de perigo extraordinário para zonas como Grazalema (Cádiz) e Ronda (Málaga). As autoridades ativaram planos de emergência, suspenderam as aulas em quase toda a região e cerca de 900 pessoas estão a ser evacuadas preventivamente na área de Jerez de la Frontera devido à subida do rio Guadalete. A Unidade Militar de Emergências foi mobilizada e são esperadas chuvas muito intensas nas próximas horas.
O temporal está também a causar fortes perturbações no transporte ferroviário, com vários comboios cancelados em diferentes linhas da Andaluzia, incluindo ligações entre Algeciras, Antequera, Sevilha e Málaga. A Renfe aconselha os passageiros a evitarem deslocações e disponibilizou alterações e anulações gratuitas dos bilhetes.
Em Portugal, o IPMA colocou várias regiões sob aviso devido à tempestade, com Aviso Amarelo para precipitação forte e persistente e para vento, prevendo rajadas até 90 km/h (podendo chegar a 100 km/h nas serras), além de um Aviso Laranja para agitação marítima, com ondas de noroeste entre 5 e 6 metros e picos que podem atingir 11 metros.














