
Na tarde de sábado, 17 de janeiro, o Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, acolheu a apresentação do livro “Tributo a Luiz Vaz de Camões”, do montemorense Fernando Saiote, iniciativa que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto de Sá.
Tributo a Luiz Vaz de Camões, editado pela Oficina da Escrita, e que tem o apoio do Município de Montemor-o-Novo, “reinterpreta “Os Lusíadas” com acrósticos poéticos inovadores, celebrando os 500 anos do poeta. Após 16 anos de pesquisa, o autor conecta literatura, história e identidade lusófona, homenageando Camões e explorando a fundação de Portugal”.
De acordo com informação da Oficina da Escrita, “Saiote transforma cada um dos 8816 versos da obra em acrósticos poéticos, organizados em sextilhas com rima alternada (ABCABC), sem pontuação excessiva, criando uma camada de significado para os versos de Camões”.
Este primeiro volume, incluído numa aventura mais ampla e que irá continuar, é dedicado ao Canto I e, “não apenas homenageia o Poeta Maior, mas também oferece uma rica contribuição à História de Portugal, remontando à fundação da nação, desde os Condados até à Dinastia de Bragança”.















