
Neste domingo, 18 de janeiro, a partir das 14h30, jogaram-se os Oitavos de Final da Taça Distrito de Évora Dinis Vital, com a presença de 3 equipas do concelho de Montemor-o-Novo. O Grupo União Sport foi a Bencatel vencer por 0-3, o Cortiçadas de Lavre perdeu em casa com o Atlético de Reguengos por 0-4, enquanto que o Cabrela sofreu derrota no terreno do Canaviais por 3-0.
Dar nota que (resultados mais abaixo), carimbaram a passagem aos Quartos de Final, a jogar-se a 22 de Fevereiro, da Taça Dinis Vital as seguintes equipas: Gd Monte Trigo, Gdr Canaviais, Lusitano Cd Arraiolense, Grupo União Sport, Sc Viana Alentejo, Gd Portel, Atlético Sc e Lusitano de Évora Clube “B”.
Ainda este domingo, em jogo em atraso da 8ª jornada, do Grupo B, da Liga AFE, os Foros de Vale de Figueira alcançou a sua primeira vitória no campeonato, batendo por 1-0 o Aguiar.
Sobre a deslocação do GUS ao Campo Pereira, em Bencatel, desafio que teve relato na RNA, o União apresentou-se com algumas alterações no 11 titular, em relação à última convocatória, mantendo Nuno Brás na baliza, nos jogos da Taça. O União entrou como se esperava, mais forte, e a ter algumas ocasiões de perigo, com Nuno Brás a ser praticamente mero espetador. O União efetuava um jogo sério e de raça, mostrando que era também mais forte fisicamente. Aos 22 minutos, num lance em que a bola chega à grande área do Bencatelense, após o esférico passar por Miguel Fernandes e Wilson Costa, Néné inaugurou de cabeça o marcador. Aos 38 minutos, o União amplia a vantagem, após um primeiro remate, a bola sobrou para o central Pedro Seabra, que conseguiu escapar aos adversários e rematar para o 0-2. Ainda antes do intervalo, aos 48 minutos, na sequência de uma boa iniciativa pela esquerda, Bernardo Alcácer entregou para Gonçalo Catalão cruzar para Wilson Costa, com este a rematar na passada para o 0-3. Ao intervalo ajustava-se a vantagem por 0-3 da equipa visitante, com a formação unionista a ser uma equipa incisiva, que procurou o golo, sem facilitar, apesar do relvado sintético estar em más condições.
A 2ª parte iniciou sem substituições em ambas as equipas, mas não foi preciso esperar muito, pois rapidamente houve tripla alteração nas duas formações, destacando-se o regresso no União, após lesão, de João Tomaz. O jogo esteve mais morno e com menos ocasiões de golo nos segundos 45 minutos. Cerca dos 60 minutos, o Bencatelense criou algum perigo, mas André Corado enviou a bola por cima da baliza de Nuno Brás. Com isso, a formação da casa ganhou um pouco de alma e a ser mais atrevida. O União foi mexendo na equipa e refrescando o seu 11, dando também minutos a alguns jogadores. Já dentro dos últimos 10 minutos de jogo, o Bencatelense teve uma oportunidade de ouro para marcar, através de uma grande penalidade, contudo, Nuno Brás puxou dos galões e defendeu o castigo máximo, evitando o golo da formação da casa. Nos descontos, o Bencatelense ficou reduzido a 10 unidades, por expulsão de Leandro, devido a protestos. A partida chegaria ao final, com o União a vencer por 0-3, numa vitória justa e tranquila do GUS. Depois de conseguir uma vantagem confortável na 1ª parte, na 2ª parte o União foi gerindo e controlando o jogo, perante um Bencatel que, com as mexidas efetuadas, esteve melhor e mais atrevido na 2ª parte.
OITAVOS FINAL | TAÇA DISTRITO DE ÉVORA “DINIS VITAL” | 18 JAN. 2026 – 14h30
Gd S. Manços 1-2 Gd Monte Trigo
Gdr Canaviais 3-0 Casa Povo Cabrela
Lusitano Cd Arraiolense 1-0 Sc Arcoense
Sc Bencatelense 0-3 Gr. União Sport
Sc Viana Alentejo 6-0 Redondense Fc
Estrela Fc 0-2 Gd Portel
Ccrd Cortiçadas de Lavre 0-4 Atlético Sc
Lusitano de Évora Clube “B” 4-1 Juventude Sc B














