
O Município de Viana do Alentejo distinguiu, no passado dia 13 de janeiro, Luís Machado, ex-presidente da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, José Carlos Sitima, responsável pelo projeto Hortas Velhas no Concelho e o Sport Club Alcaçovense, que celebrou em janeiro 100 anos de existência com a Medalha de Mérito, e ainda Rui Picavéu, jovem chocalheiro do concelho, com a Medalha de Honra, numa cerimónia que teve lugar na Igreja da Graça, em Viana do Alentejo, no âmbito das Comemorações do 128º aniversário da Restauração do Concelho.
Para além do presidente da Câmara, Luís Metrogos, a cerimónia contou também com a presença da 2ª secretária da Assembleia Municipal, Vânia Mendes, e das presidentes das Juntas de Freguesia de Aguiar, Rosinda Gaio, de Alcáçovas, Maria João Carvalho, e de Viana do Alentejo, Tânia Milhano.
Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal, Luís Metrogos, começou por relembrar o ex-presidente, Manuel Sabino, que faleceu recentemente, e que foi o segundo presidente da Câmara após o 25 de abril de 1974, tendo cumprido três mandatos como
autarca. Luís Metrogos reconheceu “a sua dedicação à causa pública”, endereçando as mais sentidas condolências aos seus familiares e amigos.
No “dia maior do concelho”, o autarca alertou para um dos maiores perigos das democracias contemporâneas, a distração. “Não a distração inocente, mas a distração cívica”, que segundo o presidente da Câmara, “faz acreditar que a democracia está garantida e que já não precisa de ser cuidada”.
Num mundo onde a desinformação e a mentira enfrentam o perigo da banalização, Luís Metrogos relembrou que é essencial um espaço público informado e exigente, referindo que a cidadania ativa e consciente continua a ser a principal defesa da democracia.
De salientar que as comemorações da Restauração do Concelho tiveram início, no passado dia 3 de janeiro, com o Concerto de Ano Novo, “Candlelight”, organizado pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, que iluminou a Igreja Matriz de Alcáçovas.
Em termos desportivos, destaque para a caminhada “13 de janeiro” que decorreu em Aguiar, organizada pela Câmara Municipal e pelo Alcáçovas Outdoor Trails, as comemorações do centenário do Sport Club Alcaçovense, a Corrida de Atletismo “Viana-a-par-de-Alvito”, que ligou os castelos de Alvito e de Viana do Alentejo, a caminhada e ainda o 11º Raid BTT de Aguiar, organizado pelo Galopar & Pedalar Clube – Clube de BTT de Aguiar.
Entretanto, o Grupo de Teatro da Sociedade União Alcaçovense levou à cena, no Cineteatro Vianense, a peça de teatro a II Atos: I – “A senhora que caiu da lua” e II – “Amor de mãe”.
De salientar que o concelho de Viana do Alentejo extinto em 1895, foi recuperado três anos depois, em 1898, por um movimento de âmbito nacional encetado por António Isidoro de Sousa, figura maior da história de Viana do Alentejo, e que viria assumir a presidência da nova Câmara, pelo período de um ano.















