
Este fim-de-semana, 13 e 14 de dezembro, houve Taça Distrito de Évora, com a realização da 4ª jornada desta competição. Os Foros de Vale de Figueira teve jogo antecipado para ontem, perdendo por 2-4 na receção ao Estrela de Vendas Novas. As restantes partidas tiveram lugar neste domingo, com o Grupo União Sport a regressar às vitórias, batendo por 1-0 o Lusitano de Évora “B”, o Valenças perdeu por 1-5 com o Redondense, o Cortiçadas de Lavre deslocou-se ao terreno do Vera Cruz, trazendo uma vitória de 0-1, o Escouralense recebeu e goleou por 8-2 o São Bartolomeu do Outeiro, o Cabrela ganhou por 2-1 no seu reduto ao Estremoz (subindo ao 1º lugar com o Sp. Viana nesta competição) e o Fazendas do Cortiço foi a Aguiar vencer por 0-1.
Em relação à partida que a RNA acompanhou com relato, e onde o União quebrou uma série de 3 jogos sem vencer, na receção ao Lusitano de Évora B, a equipa alvinegra apresentou-se, mais uma vez, com muitas alterações no 11 inicial, com Gonçalo Carapinha a apostar numa frente de ataque com Diogo Cardinhos e Miguel Fernandes. O Lusitano de Évora B entrou melhor, com o União a demonstrar intranquilidade e passividade. Aos 8 minutos, o Lusitano deu um primeiro aviso, com Raimundo Duarte a fazer uma enorme defesa, após cabeceamento de António Carreiro. O jogo estava partido e, aos 10 minutos, o União responde e protagoniza a sua primeira ocasião. Aos 28 minutos, depois de uma grande jogada de Rodrigo Vicente, uma autêntica obra de arte, Diogo Cardinhos rematou, à saída do guarda-redes Tomás Grilo, por entre as pernas do guardião, concretizando o golo inaugural. Um pouco antes o União foi obrigado a efetuar uma substituição, com João Bugio, devido a uma indisposição, a ser rendido por Luís Madeira. O Lusitano continuou a mandar no jogo, a ter mais posse de bola, e a averbar mais duas/três oportunidades, mas o resultado manteve-se com o União a vencer por 1-0 ao intervalo. O União revelou as carências das últimas partidas, valendo Rodrigo Vicente e Raimundo Duarte. Dar nota que, para além de João Bugio, houve mais jogadores do União a demonstrar que estavam menos bem, mas conseguiram chegar até ao intervalo.
A 2ª parte arrancou com tripla alteração, com as entradas de Néné, Mémé e Catalão, para as saídas de Rodrigo Vicente, Miguel Fernandes e Seabra. O União entrou muito bem e a todo o gás nos segundos 45 minutos, com várias jogadas a darem em cantos. Mas o Lusitano deu sinal de vida, através de uma boa oportunidade, com a Carreiro a cabecear com perigo. A equipa comandada por Gonçalo Carapinha estava por cima da partida e a estar bem melhor do que na 1ª parte, mas sem concretizar. Perto dos 60 minutos, o Lusitano quase empatou, com Zidane Lima a cruzar para Miguel Tojo, com este a cabecear ao poste. O Lusitano subiu de produção, respondeu e cresceu no jogo, com o União a recuar no terreno, após os 10 minutos iniciais da 2ª parte. Aos 70 minutos, a formação forasteira faz as primeiras alterações, com as saídas de Barreto, Gustavo Vicente e Miguel Tojo para as entradas no jogo de Lourenço, Babu e Filipe Tojo. O União respondeu, aos 75 minutos, fazendo dupla alteração, com Vieira e Gualdino (este de regresso após lesão) a entrarem para os lugares de Roberto Carlos e Diogo Cardinhos. Através de uma bela jogada do Lusitano, que terminou com um pontapé rasteiro de Benny, a formação visitante esteve novamente perto do empate. Logo de seguida foi o União, com Néné a perder-se em fintas, a ter a chance de matar a partida. O Lusitano ainda tinha pilhas e acreditava à entrada dos 5 minutos de descontos, enquanto que o União agarrava-se com unhas e dentes a esta vitória, queimando preciosos segundos com a substituição de Luís Madeira, para a entrada de André Arraiolos. O desafio iria terminar com a vitória unionista, com o União a não fazer uma exibição de encher o olho, mas a conseguir o mais importante que foi quebrar o ciclo negativo, após 3 jogos sem vencer.
Taça Distrito de Évora > 4ª jornada
Oriolenses 6-0 Corval (06/12)
Foros Vale Figueira 2-4 Estrela FC (13/12)
Juventude Évora B 4-1 Tourega (12h)
Escouralense 8-2 SB Outeiro
GD Cabrela 2-1 Estremoz
Grupo União Sport 1-0 Lusit. Évora B
Valenças 1-5 Redondense
At. Reguengos 6-0 Borbense
Arraiolense 4-0 O Calipolense
Vera Cruz 0-1 Cortiçadense
Alcaçovense 0-2 Canaviais
São Manços 1-6 Sp. Viana
Portel 0-0 Monte Trigo
Aguiar 0-1 Fazendas do Cortiço
Santana do Campo 0-3 Arcoense
S.Pedrense 2-8 Bencatelense















