
O Município de Odemira foi distinguido nos Prémios ODSlocal na subcategoria “Melhor Conjunto de Boas Práticas Municipais”, entregue a 21 de novembro durante a Conferência ODSlocal ’25, que decorreu no Cadaval. A distinção reconhece o trabalho desenvolvido pelo concelho na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O prémio foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro.
A distinção reflete o investimento continuado do Município na promoção da sustentabilidade e da inovação social, que já se traduz em 184 boas práticas e 30 projetos registados na Plataforma ODSlocal. Também o projeto “Colmeia – Rede Alimentar Local”, da Cooperativa da Terra, associação do concelho de Odemira, recebeu uma Menção Honrosa na categoria Prosperidade, pelo contributo para o combate ao desperdício alimentar e dinamização da economia local. Nessa mesma cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Odemira participou na conferência “Horizontes de Inovação: Alcançar os Objetivos”.
A Plataforma ODSlocal reúne exemplos em áreas como ambiente, inclusão social, educação, inovação e transformação digital. Desde 2020, 139 municípios registaram 1.962 projetos e 5.517 boas práticas, consolidando-se como referência nacional na partilha de iniciativas sustentáveis.
Com este prémio, Odemira consolida-se como referência nacional na construção de políticas públicas sustentáveis, inclusivas e inovadoras, reforçando o compromisso com a Agenda 2030 e com a melhoria da qualidade de vida no concelho.















