Skip to content

Alterações climáticas em destaque no “Espaço APORMOR” (c/som)

Em dia de rubrica “Espaço APORMOR”, Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR, fala sobre as alterações climáticas.

Depois de ouvir o presidente brasileiro Lula da Silva, na cimeira do clima que decorreu no Brasil, no Estado do Paraná, a dizer que “era importante infligir uma derrota aos negacionistas das alterações climáticas. Ora, isto é, de alguma maneira, de se não discutir nada. Era dizer a verdade absoluta e, pronto, isto. Não vale a pena discutir. Os negacionistas segundo ele, é aquele que diz que não há alterações climáticas, contrariamente àquilo que é o tema desse congresso, onde não estão presentes os países mais poluidores. Segundo eles, são os Estados Unidos, a Índia e a China. Não estão, por alguma razão. A Europa está lá, em peso. Porque há muito tempo que a Europa, do ponto de vista económico, está em decadência. Entregou a produção industrial à China, naquele processo de globalização. Não só a Europa, mas também os Estados Unidos, a grande parte. Grandes empresas americanas foram para explorar a mão de obra barata. Se foram instalar na China e noutros países do Oriente, da Ásia. E aqui eu me lembro daquilo que tem sido as políticas na Europa. Sempre invoca-se as alterações climáticas para atacar, por exemplo, o setor agrícola. Que tem sofrido as consequências ao longo dos últimos 20 ou 30 anos.”

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Compartilhe este artigo: