
O Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora (UPTE/UÉ) iniciou, no passado dia 4 de novembro, o novo ano letivo com 138 inscritos e 17 disciplinas.
A cerimónia teve lugar no Cineteatro Vianense e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Metrogos, do diretor da UPTE/UÉ, Bravo Nico, da chefe da DESIS – Divisão de Educação, Saúde e Intervenção Social, Helena Torrão, da coordenadora da UPTE/UÉ, Paula Bentinho, do coordenador do Clube de Saúde +, Tiago Cardoso, e dos muitos alunos/as e professores/as que integram o projeto.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo referiu que o novo ano letivo do Polo de Viana do Alentejo, “é muito mais que um mero processo educativo, é um espaço de convivência, de crescimento pessoal e de valorização de cada um dos alunos”. Para Luís Metrogos, a experiência de cada um dos alunos importa, aliada “ao entusiasmo pela descoberta que é renovado a cada dia e que são a base para a comunidade solidária que temos”. O autarca cumprimentou, de forma especial, os professores voluntários que são importantes pelo tempo que dedicam ao projeto, que considera ser uma “escola de saberes e afetos, onde se cultiva conhecimento e se fortalecem laços”.
O diretor da UPTE/UÉ, Bravo Nico, destacou a importância da Universidade Sénior, “um dos maiores projetos de educação não formal do país que abrange cerca de 1700/1800 pessoas de todas as idades, espalhadas por 16 polos”, nomeadamente Viana do Alentejo e Alandroal, os pioneiros, Évora (Canaviais, Bacelo e Senhora da Saúde, Malagueira, São Manços e São Miguel de Machede), Portel, Reguengos de Monsaraz, Barrancos, Sousel (Polo do Cano), Redondo, Vila Viçosa, Fronteira, Galveias (Ponte de Sor) e Cuba.
De salientar que o Polo de Viana do Alentejo é um dos polos mais antigos da Universidade Popular, contando com 15 anos de existência em conjunto com o Clube de Saúde + que assinala também os mesmos anos e cujas atividades foram apresentadas pelo seu coordenador Tiago Cardoso.
A sessão de abertura do novo ano letivo contou ainda a atuação da Tuna do Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca.















