Exposição “Mar Interior” de Jacira da Conceição para visitar até dia 17

A ceramista cabo-verdiana Jacira da Conceição tem em exposição, desde o passado dia 20 de maio, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, um conjunto de trabalhos, realizados entre Portugal e Cabo Verde, a que deu o título de “Mar Interior”.

Confessando que já se sente uma montemorense, sendo que reside e trabalha “há cerca de seis anos” em Montemor-o-Novo, Jacira da Conceição explica que esta exposição, que surge no seguimento do projeto “Tchom Bom”, é dedicada à escultura, ao “vídeo poético” e à fotografia.

Este projeto é cofinanciado, entre outros, pela Bolsa de Apoio à Criação Artística, da Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde, em parceria institucional com a Direção Nacional das Artes e Indústrias Criativas de Cabo Verde, a Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago e o Município de Montemor-o-Novo.

Através deste projeto, Jacira da Conceição teve oportunidade de regressar ao Tarrafal, de ontem é natural, para levar a cabo um trabalho “multicultural de investigação artística, com interesse em torno da cerâmica e do cinema, entre o tradicional e o contemporâneo”. Foi num contacto “mais íntimo” com algumas oleiras do Tarrafal, onde esteve em residência artística, que a artista pôde recolher o material necessário para produzir o seu trabalho.

A exposição “Mar Interior” está disponível para visita, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, até ao próximo dia 17 de junho.

As imagens da exposição para ver (ou rever) na galeria abaixo: