
Entre 7 e 9 de novembro de 2025, no Parque de Feiras e Exposições de Montemor, o Município de Montemor-o-Novo organiza o 21.º Festival de Sopas, que funcionará como espaço gastronómico, de entrada livre, aberto ao público.
O evento terá 15 expositores, entre eles 12 restaurantes, a grande maioria do concelho de Montemor-o-Novo (Restaurante O Cameirão – Santa Sofia – Montemor-o-Novo; Pizzaria Santa Loucura – Montemor-o-Novo; Doces & Companhia – Montemor-o-Novo; Quiosque Jardim dos Sentidos – Montemor-o-Novo; A Bola da Marta – Cortiçadas de Lavre – Montemor-o-Novo; Casa das Empadas – O Bifanas – Montemor-o-Novo; Regalenga Bar – Montemor-o-Novo; Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense – Montemor-o-Novo; Horizonte H – Montemor-o-Novo; Restaurante Quinta da Nora – Montemor-o-Novo; Sleep & Nature – Lavre – Montemor-o-Novo; Petiscaria 3 Marias – Lavre – Montemor-o-Novo; Casinha da Ginja – Amadora; Tia Dulce – Doces e Licores – Cortiçadas de Lavre – Montemor-o-Novo; e A Ciranda – Associação de Artesãos – Montemor-o-Novo).
Para além de inúmeras sopas a provar e degustar, haverá Animação musical, Oficinas Criativas de Trabalhos Manuais, uma Caminhada, a prova de Sopa de Bolota e o já tradicional Espaço de Vinhos de Montemor!
No âmbito do Festival de Sopas, este ano vai haver também a Eleição da “Melhor Sopa” do evento. Esta eleição da “Melhor Sopa” terá como júri os milhares de visitantes do Festival.
Programa:
Dia 7:
18h00 – Abertura do 21º Festival de Sopas;
19h00 – Grupo Coral Fora D’Oras;
21h00 – Pedro Mestre “Outros Cantes do Sul” Cante e Viola Campaniça;
24h00 – Encerramento do 21º Festival.
Dia 8:
09h00 – Caminhada (PR01 – Ecopista do Montado) mediante inscrição através do link: www.alentejowalkingfestival.pt;
12h00 – Abertura do Festival;
13h00 – Oficinas Criativas de trabalhos manuais – Pensa e Cria (Iniciativa da Terras Dentro);
14h00 – Animação do recinto com New Balkan Collective;
18h00 – Animação do recinto com New Balkan Collective;
19h00 – Prova de sopa de bolota – Mês da Bolota (SMEA);
21h00 – Fados nas Sopas com as vozes de Sofia Ramos, Francisco Moreira e Matilde Cid. Na viola Pedro Saltão e na Guitarra Portuguesa Pedro Amendoeira
24h00 – Encerramento do Festival.
Dia 9:
12h00 – Abertura do Festival;
12h00 – Eleição da “Melhor Sopa” do 21º Festival de Sopas;
13h00 – Oficinas Criativas de trabalhos manuais – Pensa e Cria (Iniciativa da Terras Dentro);
14h00 – Animação do recinto com Rancho Folclórico e Etnográfico “Montemorense”
17h00 – Encerramento do 21º Festival de Sopas.














