Skip to content

Feira de Chocolate em Grândola de 7 a 9 de novembro

No segundo fim de semana de novembro há um conjunto de motivos doces para visitar a Vila Morena, três dias recheados de muito chocolate e muita animação.

A Feira, à semelhança das últimas edições, leva a Grândola conceituados Chefs que vão dinamizar o espaço do show cooking. Ao longo do certame serão confecionadas e dadas a degustar deliciosas receitas. A Tripla de Chefs Manuel Alexandre, Tony Salgado e Valdemar Onofre vão preparar “Capuccino de castanha e coentro com raspas de cacau”, “Gulache “bravo” de porco em aroma de chocolate, nabo e puré de cabaças” e um “Chocolate a pensar em Grândola”.

A artesã doceira Fátima Soares vai apresentar uma opção sem glúten “Brownie de chocolate negro com farinha de amêndoa, servido com um coulis de frutos vermelhos e chantilly.” A chef Céu de Carvalho, presença habitual no evento, promete mimar o palato dos visitantes, com uma sobremesa única e irresistível “Memórias do Alentejo” – Aveludado de Chocolate Negro 65% com Infusão de Alecrim, Geleia de Ameixa Rainha Cláudia e Telha de Amêndoa. Os estreantes Chef Rodrigo Cláudio e Chef Sara Soares da “CAOS – O Futuro É Vegetal”, projeto de catering vegetal contemporâneo, propõem “Cookie pizza de triplo chocolate com nibs de cacau pintadas a ouro”. A edição 2025 é também a estreia da Confeiteira Louise Andrade na Feira de Chocolate. Natural do Brasil, abriu em 2024 a Confeitaria em nome próprio, em Grândola, onde cada criação é feita com dedicação, responsabilidade e, acima de tudo, amor. No espaço do Show Cooking, Louise Andrade vai preparar “Brigadeiro de pinhão banhado em chocolate negro”.

No primeiro dia do certame, a AHRESP vai promover “Sabores de Portugal em Chocolate”, uma iniciativa que dá a conhecer a Plataforma Nacional do Chocolate — projeto criado para valorizar o chocolate enquanto produto gastronómico, cultural e turístico de Portugal.

Este momento contará com a participação da marca ChocolateChocolate, responsável por uma degustação guiada que promete uma viagem sensorial pelos sabores e texturas do chocolate português.

A Mestre Chocolatier Marlene Alexandre regressa mais uma vez a Grândola com a sua arte de trabalhar o chocolate. Ao longo dos três dias do evento, Marlene Alexandre e a sua equipa irão esculpir em chocolate o Depósito de Água, símbolo icónico e histórico da vila morena, localizado junto à Praça da Liberdade numa das entradas principais de Grândola.

À semelhança dos anos anteriores, a Feira a volta a apresentar mais de uma centena de expositores de mostra e venda de produtos, sempre com o chocolate como ingrediente principal, tasquinhas com pratos regionais, street food e uma confortável e ampliada área de lazer.

O vinho, atividade em crescente expressão no território, volta a ocupar lugar de destaque, com a presença de algumas adegas que integram a AVPCA e os vinhos do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz. Todos eles certamente combinam harmoniosamente com as todas as delícias à base de chocolate.

Diretamente do coração do Baixo Alentejo, para o palco da Feira de Chocolate os Descendentes trazem “Carta de Despedida”, o primeiro single da banda alentejana que mistura saudade, raízes e vontade de ficar, e muitas outras cancões com o Alentejo na voz. O espetáculo dos Descendentes, grupo composto por Jorge Cruz (The Voice Portugal, autor do single a solo “Passou Tanto Tempo”, Miguel Costa (ligado a vários grupos corais como Os Moços do Penedo Gordo, Os Encantados e Os Origens) e Mike (autodidata que escreve e compõe à guitarra, formado em Audiovisual e Multimédia), tem lugar na sexta-feira. No sábado, a boa disposição está garantida com a alegria contagiante de Augusto Canário & Amigos que prometem muitas desgarradas e muita música popular!

O teatro de rua volta a ser uma forte presença na Feira, com destaque para o espetáculo “Sombras” pelo Teatro Só a encerrar o certame no domingo. Diariamente as companhias Malatitsch, Uh!topia, Serrabecos, Estátua Viva, Gazua, Viagem Saltimbanco da Charneca – CIA Água no Deserto e CRASSH_RECYCLED prometem conquistar as atenções dos visitantes com espetáculos circenses e de fogo e música ambulante.

As atividades da Casinha do Chocolate, os carrosséis e os insufláveis completam a animação de rua que será uma constante durante o horário de funcionamento da Feira.

De 7 a 15 de novembro o chocolate e os sabores de S. Martinho vão estar também à mesa dos restaurantes aderentes do concelho. Inseridas na programação da Feira de Chocolate as “Semanas Gastronómicas” constituem uma excelente sugestão para quem visitar Grândola nestes dias de novembro.

A Feira de Chocolate encerra o calendário anual de feiras da Câmara Municipal e atrai a Grândola, ano após ano, milhares de visitantes.

Compartilhe este artigo: