Realiza-se no próximo domingo, 2 de novembro de 2025, pelas 15h00, no Cineteatro Curvo Semedo, a Cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Eleitos da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo para o mandato 2025-2029.
A sessão é pública e aberta a todos os munícipes a participar e a testemunhar este momento solene da vida democrática do Município.
O mundo mágico das histórias infantis de Hans Christian Andersen está em destaque na Biblioteca Municipal Dr. António Garção, em Sousel, até ao dia 31 de outubro.
A exposição “Andersen e Fischer, dois amigos dinamarqueses em Portugal: pelos olhos das crianças” é composta por trabalhos das crianças que participaram no projeto Férias de Verão 2025, elaborados com recurso a diferentes materiais.
“A Princesa e a Ervilha”, “A Rapariguinha dos Fósforos”, “Os Sapatos Vermelhos” e “A Gota de Água” foram as histórias de Hans Christian Andersen que inspiraram os trabalhos patentes na exposição.
Esta iniciativa integra um conjunto de atividades que decorrem ao longo do ano, celebrando os 220 anos do nascimento de Andersen, os 20 anos da “Exposição Hans Christian Andersen” e os 10 anos da morte de Niels Fischer.
A Equipa de Terapeutas Ocupacionais do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação da ULSAC organizou no dia 27 de outubro, o 1º Encontro de Terapia Ocupacional, sob o mote Conhecer para Valorizar. A ação decorreu na Sala de Formação 1 do Edifício Espírito Santo e reuniu médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e profissionais de educação. A iniciativa, organizada com o apoio do Gabinete de Comunicação e Marketing, reuniu cerca de 40 participantes.
O Encontro, que coincidiu com o Dia Mundial da Terapia Ocupacional, teve como objetivo promover o reconhecimento e valorização da especialidade e dos seus profissionais, em diferentes contextos de cuidados de saúde.
Na primeira parte da sessão foram abordados temas relacionados com a Terapia Ocupacional no contexto dos Cuidados de Saúde Primários e nos Cuidados de Saúde Hospitalares, nomeadamente no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (MFR). No período da tarde, esteve em foco a Terapia Ocupacional nas diferentes unidades e nas equipas comunitárias do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSAC.
Zaida Nunes, Terapeuta Ocupacional e Técnica Coordenadora da Terapia Ocupacional no Serviço de MFR da ULSAC, realçou que “o 1º Encontro serviu para dar visibilidade ao trabalho realizado, diariamente, nos diferentes contextos dos cuidados de saúde e reforçar o papel essencial da Terapia Ocupacional na promoção da funcionalidade, da autonomia e da qualidade de vida das pessoas.”
A Terapia Ocupacional atua na prevenção, avaliação e intervenção de pessoas que, por diversas razões, como acidentes, doenças, deficiências ou envelhecimento, enfrentam dificuldades em realizar as suas atividades do dia a dia. Os Terapeutas Ocupacionais ajudam, o indivíduo, a recuperar ou a manter as suas competências motoras, cognitivas, emocionais e sociais, através de atividades significativas.
Os profissionais promovem o desenvolvimento de competências, tentam restaurar as funções perdidas e atuam também na prevenção de disfunções e/ou compensação de funções através da aplicação de técnicas e procedimentos específicos, nomeadamente a utilização de produtos de apoio. A Terapia Ocupacional trabalha a saúde física e mental de um indivíduo.
O Desfile Literário está hoje de volta ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, pelas 18:00 horas, com o tema “Ler entre Livros e Algoritmos”, numa parceria entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares do concelho de Estremoz, para comemorar o mês das Bibliotecas Escolares.
Para promover os livros e a leitura, cada leitor, com o seu contributo e imaginação, dá palco e “voz” às histórias e a tudo aquilo que elas permitem fazer.
A leitura finalmente ganhou o seu tão merecido lugar na comunidade.
No “Ambiente em FM” de hoje, José Janela, da Quercus, aborda uma descoberta preocupante sobre a biodiversidade na Europa, divulgada por Eva Monteiro à Wilder.
Os dados científicos mostram que, nos últimos 30 anos, as populações de borboletas dos prados na Europa diminuíram cerca de 50 por cento. Esta informação foi recolhida no Índice das Borboletas dos Prados, atualizado em julho de 2025, e com base em dados recolhidos entre 1991 e 2023.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”. Para ouvir no podcast abaixo:
A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior viu, recentemente, renovado o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian para dar continuidade ao projeto com o qual tem vindo, ao longo dos últimos anos, a prestar apoio domiciliário aos idosos da vila.
“Vamos ter mais dois anos de intervenção com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, o que significa que vamos dar continuidade àquilo que foi feito no âmbito do projeto já financiado. Dirige-se, fundamentalmente, às pessoas que ainda estão em casa e permite promover a ocupação das pessoas e o apoio psicossocial e de psicomotricidade no domicílio”, revela Rosália Guerra, uma das responsáveis da instituição.
A ser retomado em outubro, o projeto até então designado de “My Sad” passa a contar com algumas novidades, “nomeadamente, equipamentos digitais que permitam que as pessoas possam ter alguma monitorização e acompanhamento nas suas casas, a partir de um dispositivo móvel”. Esse dispositivo móvel não é mais que um relógio, “que permite fazer a monitorização de sinais vitais” e de manter o idoso “ligado a um cuidador”.
O projeto passa também a contar com uma “plataforma de ocupação, por via digital, que permite que as pessoas possam fazer atividades de estimulação cognitiva, adaptadas às suas capacidades”.
Até então, com “My Sad”, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior tem vindo a prestar apoio, ao domicílio, a mais de 30 idosos.
Realizou-se no passado fim-de-semana, 25 e 26 de outubro, a 1ª jornada do Campeonato da Liga de Futebol do INATEL Évora, com a participação de 17 equipas. Partilhamos os resultados da 1ª jornada:
Inatel Évora 1ª Fase 2025/26 25/10 Bardeiras Vimieiro 3-2 UD Machedense (David Faianco (2), Paulo Pombinho; Jonatan, Rhuan Ciriaco) AD Alter 0-0 Montoito SC 26/10 Torre de Coelheiros 2-4 Terrugem (Ricardo Santos e Igor Rodrigues; Claudio 2, Pedro Cacheirinha, Vitor Perdigão ADC S. Domingos 0-5 Graça do Divor (Juan Klayvert, Rogério Galandim, Daniel, Lucas Lima, Gonçalo) Brotense 2-1 Paladinos de Évora (Rafael Pinto, Nuno Salgueiro; ?) Fronteirense 2-1 GDR Afeiteira (Rui Valejo, João Neves; Nuno Mateus) St. António Baldio 0-6 Foros Fonte Seca (João Rosado (3), Bruno Salvador (2), Fábio Salvador) BARBUS – ABM 0-2 GDC Rio de Moinhos (Rafael silva, Hugo Rodrigues)
Termina este sábado o Mês da Música ’25 com um espetáculo único: ‘Cantadeiras’, uma criação da atriz montemorense Helena Caldeira e do Bestiário.
Neste espetáculo, o Bestiário investiga a herança cultural reavivando as histórias biográficas e populares e inspirando-se nas ciências naturais e sociais. Com direção artística de Helena Caldeira, coproduz-se ‘Cantadeiras’: uma residência artística envolvendo o Rancho Folclórico Fazendeiros Montemor-o-Novo, que leva a tradição a um concerto-performance reconhecendo as práticas das camponesas e cantadeiras alentejanas num dispositivo multidisciplinar.
Com direção musical de Paulo Furtado.
Bilhetes disponíveis no Posto de Turismo e na BOL do Município de Montemor-o-Novo: https://municipiomontemoronovo.bol.pt/