Skip to content

“𝐋𝐢𝐯𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐓𝐞𝐫𝐦𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐈𝐧𝐭𝐢𝐦𝐚çã𝐨 à𝐬 𝐌ã𝐞𝐬 𝐒𝐨𝐥𝐭𝐞𝐢𝐫𝐚𝐬-𝐄𝐱𝐩𝐨𝐬𝐭𝐨𝐬” 𝐞𝐦 “𝐏𝐞ç𝐚 𝐝𝐨 𝐌ê𝐬” em Avis

O Centro Interpretativo da Ordem de Avis (CIOA) apresenta em “Peça do Mês” o “Livro de Termos de Intimação às Mães Solteiras-Expostos”, relativo ao concelho de Avis, nos anos de 1863 a 1866.

O documento, pertencente ao Fundo Documental do Município de Avis (CMA-CIOA), remete para uma Legislação com origem no século XVII e que se prolongou, sobretudo, pela 2.ª metade do século XIX, contendo os termos de intimação aplicados às mães solteiras que apareciam grávidas.

Um procedimento administrativo que preconizava um controle sobre as parturientes, com intimações que as obrigavam a identificar a paternidade dos seus filhos, antes do termino da gravidez, incidindo principalmente sobre as mulheres provenientes de classes desfavorecidas, o que acentuava, ainda mais, a sua fragilidade e vulnerabilidade, num claro intuito de reduzir despesas, com os expostos, dificultar infanticídios e moralizar comportamentos.

A “Peça do Mês” encontra-se patente ao público no Posto de Turismo de Avis, aberto de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 e ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 13h30 às 16h00.

Compartilhe este artigo: