GNR sensibiliza população idosa até dia 16 de novembro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a realizar, até ao dia 16 de novembro, em todo o território nacional, a Operação “Censos Sénior 2025”, no âmbito do policiamento comunitário, a qual visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população especialmente vulnerável, sozinha e/ou isolada, com o objetivo de sensibilizá-las para comportamentos de autoproteção e reforçar o sentimento de segurança.

Nestas ações, os cerca de 420 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) distribuídos por Portugal continental, com o apoio e a sinergia dos vários parceiros locais e nacionais, vão privilegiar a proximidade junto da população idosa e em maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas. A Operação visa alertar para os comportamentos de segurança que permitem reduzir o risco dos idosos tornarem-se vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, a GNR tem vindo a atualizar a sinalização desta população, proporcionando assim um apoio mais próximo e dirigido, contribuindo, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de proximidade entre os idosos e os militares da Guarda e, por outro, para o incremento do sentimento de segurança.

Na edição de 2024 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda sinalizou 42 873 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança, tendo sido as situações de maior vulnerabilidade reportadas às entidades competentes, nossas parceiras, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro.
O distrito de Portalegre tinha, em 2024, 2772 idosos sinalizados, mais 310 que em Évora (2462).
Na referida edição de 2024, a GNR realizou ainda diversas ações de sensibilização, nomeadamente, 369 ações em sala e 4859 ações porta a porta, abrangendo um total de 31 210 idosos.

Em 2025, a operação será prolongada e reforçada, fortalecendo o empenho da Guarda em proteger e apoiar esta franja da população, uma vez que se mantém a necessidade de alertar para diversos riscos associados à vulnerabilidade dos mesmos, designadamente: alertar para os riscos de violência, burlas e furtos em residências; combater o isolamento social; identificar cuidadores informais e capacitar os mesmos para uma utilização mais segura da internet.

Este esforço acrescido traduz o compromisso da GNR em estar ainda mais próxima, atenta e disponível para aqueles que mais precisam de proteção, tendo a Guarda, já em 2025, no período compreendido entre 1 de janeiro a 15 de setembro, realizado 8 160 ações de sensibilização das quais 569 ações em sala e 7 591 ações porta-a-porta.

Esta operação da Guarda, encontra-se integrada no programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança” do Ministério da Administração Interna, o qual visa, através da ação das Forças de Segurança, garantir melhores condições de segurança e tranquilidade às pessoas idosas, garantindo um policiamento mais próximo e humano.

Da análise efetuada às ocorrências criminais em que os idosos são vítimas, na zona de responsabilidade da GNR, entre 1 de janeiro a 15 de setembro de 2025, temos registo de 1 942 ocorrências de burlas, 4 964 crimes de furtos e 327 crimes de roubos. No que se refere à sua atuação, no mesmo período, a Guarda procedeu à detenção de três pessoas pela prática destes crimes de burlas, 57 pelos crimes de furto e 32 detidos por crimes de roubos.

Monda, Marco Rodrigues e Os Vizinhos são alguns dos artistas da Festa da Vinha e do Vinho 2025

A Festa da Vinha e do Vinho está de regresso a Borba, entre os dias 11 e 16 de novembro. O certame, que é considerado uma das principais mostras culturais e económicas do Alentejo, conta com espetáculos musicais, animação de rua, atividades desportivas, espaço para degustações de azeites, queijos, enchidos e outras iguarias certificadas do Alentejo.

Paralelamente, artesãos locais vão expor trabalhos que refletem a identidade e o saber da região.

No que diz respeito à música, os Adiafa atuam no dia 11, os Monda no dia 12, no dia 13 há Noite de fados com fadistas do concelho e Marco Rodrigues, Nelson Freitas atua no dia 14, Os Vizinhos no dia 15 e, a terminar, no dia 16, os Sons do Minho.

Jovem de 14 anos morre em despiste de moto em Évora

Um jovem de 14 anos perdeu a vida na sequência do despiste da moto que conduzia, na noite de sexta-feira, 10 de outubro, em Évora.

O acidente ocorreu cerca das 23h23, na Rua Engenheiro José Barahona Núncio, conhecida como estrada da Embraer. A vítima foi assistida no local e transportada ainda com vida para o hospital, onde acabou por não resistir aos ferimentos.

De acordo com fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, mo socorro estiveram envolvidos os Bombeiros de Évora, o INEM e a PSP, com um total de 10 operacionais e quatro viaturas.

Grupo União Sport (GUS) recebe o Cabrela este domingo

Neste domingo, 12 de outubro, realiza-se a 3ª jornada da Liga Elite e Liga AFE do Distrital de Évora.

Na Liga Elite, na 3ª jornada, há derby concelhio, com o Grupo União Sport (GUS) a receber a Casa do Povo de Cabrela, com partida a ter lugar às 16.00 horas. O Escouralense, por sua vez, vai até Monte do Trigo.

O Grupo União Sport (GUS), recebe no 1º de Maio a formação do Cabrela, num derby concelhio. O União vem de derrota inesperada, no terreno do Redondense. Gonçalo Carapinha, treinador do União, ainda sobre o desaire em Redondo, refere que estão muito tristes “mas que agora é dar uma resposta no domingo”.

Sobre o jogo deste domingo, Gonçalo Carapinha considera que “o Cabrela é uma equipa aguerrida, com vontade de vir buscar os três pontos a Montemor, mas o União tem de fazer o seu trabalho e ser melhor do que na semana passada”.

Esta semana o jogador do plantel sénior do Grupo União Sport entrevistado é o defesa central Pedro Seabra. O Camisola 4 cumpre a segunda época consecutiva no União. O defesa, na antevisão ao jogo com o Cabrela, espera um jogo difícil mas, respeitando o Cabrela, refere que “aqui em casa temos de entrar com tudo para ganhar”.

Este domingo, 12 de outubro, o Cabrela joga então fora, com o Grupo União Sport, que vem de derrota. Hugo Mira, treinador do Cabrela, diz que não vai ser fácil, até porque o União vai querer regressar às vitórias para não perder o comboio dos primeiros, mas sublinha que o “Cabrela vai ser o Cabrela e está tranquilo”.

Ainda na Elite, o Escouralense, na 3ª jornada da Elite, vai até Monte doTrigo, uma equipa que vem da sua 1ª vitória. Pedro Pasadas Nunes, treinador do Grupo Estrela Escouralense, considera que o Monte Trigo tem um dos melhores plantéis do campeonato e que é, claramente, uma das candidatas ao título.