Skip to content

Arrancou programa que traz mais convívio e aprendizagens para a população sénior

O Auditório Municipal recebeu, no dia 15 de setembro, a sessão de apresentação pública do CLDS-5G de Vendas Novas – Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5.ª Geração, que no nosso Concelho assume o nome de “EnvelheSER”. A cerimónia contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal, Valentino Salgado Cunha, do Diretor do Centro Distrital de Évora do Instituto da Segurança Social, Nuno Alas, da coordenadora do projeto, Inês Carvalho, e foi animada pela atuação da Tuna da Academia Sénior de Vendas Novas.

Com um investimento de 528 mil euros, cofinanciado em 85% pelo Fundo Social Europeu e em 15% pelo orçamento municipal, o “EnvelheSER” dirige-se à população com mais de 60 anos, irá decorrer ao longo de quatro anos e já conta com mais de uma centena de inscritos. É dinamizado por uma equipa de três técnicos superiores e tem como principais objetivos promover a saúde física e mental, fomentar a autonomia, incentivar aprendizagens, reforçar a participação cultural, desportiva e social, bem como prevenir o isolamento, a solidão e situações de violência.

Através de nove ações, será dinamizado um conjunto diversificado de atividades como sessões de motricidade, tertúlias, oficinas de saberes tradicionais, visitas culturais, workshops intergeracionais, exposições, apoio digital e acompanhamento regular a idosos em situação de isolamento.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara destacou que «o benefício é termos idosos ativos, saudáveis – física e mentalmente. É darmos uma nova luz à vida de tantos que se fechavam em casa». Palavras que sublinham o impacto que este programa pretende ter junto da comunidade sénior, valorizando a qualidade de vida em detrimento do isolamento e do sedentarismo.

Com o “EnvelheSER”, o Município de Vendas Novas reforça o seu compromisso com a longevidade ativa e digna da população. Em conjunto com a Academia Sénior, que há vários anos dinamiza atividades educativas e culturais para este público, este novo programa vem alargar e diversificar as respostas já existentes, garantindo que os Vendasnovenses com mais de 60 anos dispõem de múltiplas oportunidades para se manterem ativos, aprenderem, conviverem e viverem plenamente esta fase da vida.

Compartilhe este artigo: