
Todos os anos a Oficina da Criança de Montemor-o-Novo, tem um espaço na Feira da Luz denominado de Brincafeira. Este ano existe uma inovação neste espaço, trata-se de uma área dividida e mais alargada.
Maria Galego, a responsável pelo espaço, em declarações à RNA, referiu que “a Brincafeira este ano realmente passou de uma tenda para o pavilhão nobre do espaço da Feira da Luz, com o propósito de promover o ato de brincar e promover um bocadinho o que é a dinâmica da oficina da criança no seu dia-a-dia durante o ano. A estratégia do município é facilitar este tipo de serviço, a promoção do jogo tradicional e o jogo entre famílias e este ano temos esta responsabilidade, trazer o brincar para dentro do pavilhão com esse sentido. Nós dividimos o pavilhão em três áreas, a área do cria-brinca e joga, com o objetivo de promover uma programação que promove o criar através de oficinas de expressão plástica. Todos os dias existe uma técnica nova que oferecemos às famílias e ao visitante para participar. De manhã temos uma oficina mais dirigida, onde nós ensinamos a técnica e à tarde a oficina é livre, oferecemos as ferramentas e o material da oficina que ensinámos de manhã e permitimos que o visitante explore essa técnica”.
“Dentro do espaço Cria ainda temos o espaço lego, peça lego, que permite também numa estrutura vertical e que o visitante faça uma criação de uma composição com os blocos deste jogo. E depois, no lado oposto do pavilhão, temos o espaço joga, onde temos uma área mais sensorial, onde o visitante tem sombra e luz, onde pode explorar o movimento em contraste com a luz. E um espaço mais de exploração motora, com umas bolas gigantes, onde se pode deitar, pode enrolar sobre as bolas. Depois temos uma parceria com a Biblioteca Municipal, onde traz a área infantil e juvenil, onde vai promover um conto diário, que decorre às seis da tarde. E temos os jogos habituais da Brinca-Feira, o jogo de tabuleiro, que permite a interação entre pares, com regras específicas, e onde encontram os jogos que a equipa da Oficina da Criança constrói para este evento”, acrescentou.
“A mensagem aqui do nosso espaço Brincafeira é essencialmente, não deixem de brincar, sejam adultos, sejam crianças, brincar faz bem em qualquer idade”, rematou.


























































