
Este ano à semelhança de anos anteriores a Associação de artesãos Ciranda, de Montemor-o-Novo, vai marcar presença na Feira da Luz/Expomor 2025.
Paula Cinzas, presidente da direção da Ciranda, em declarações à RNA, referiu que “o propósito da nossa participação em mais uma edição da Feira da Luz é, sobretudo, valorizar, divulgar e fortalecer o trabalho dos nossos associados, promovendo sempre a identidade cultural de Montemor-o-Novo. Este é um espaço privilegiado para ampliar a visibilidade das nossas atividades realizadas durante o ano e dar a conhecer ao visitante a qualidade do trabalho dos nossos artesãos. Além disso, destacamos a importância da comercialização dos produtos aqui apresentados. A feira constitui também um momento de partilha, de saberes, de troca de experiências e de reconhecimento mútuo entre os artesãos, reforçando laços e inspirando novas criações”.
“O espaço de artesanato na Feira da Luz é destinado a todo o público montemorense, mas também a quem visita Montemor por estes dias. Este espaço conta sempre com o artesanato tradicional, como a cestaria ou a trapologia, que já são bem conhecidas de edições anteriores, mas conta também com propostas de artesanato contemporâneo e novos designs. Temos ainda a presença de convidados de diferentes regiões do país e para além disso o público pode ainda apreciar peças de artesanato e obras de expressão artística que refletem a criatividade e as formas muito vincadas dos trabalhos de cada um dos nossos artesãos”, acrescentou.

“O espaço artesanato assume-se simultaneamente como um espaço expositivo e de comercialização de produtos. Em termos de exposição, destacamos um conjunto de trajes ou de coordenados feitos totalmente em cortiça, que resultam de um projeto liderado pelo município de Coruche, e do qual o município de Montemor-o-Novo é parceiro, e que gentilmente o município de Coruche nos cedeu para podermos mostrar a evolução de novos designs associados às artes tradicionais. Este projeto reúne jovens designers de todo o país e também criadores já consagrados no panorama da moda portuguesa. Portanto, convidamos todos a apreciar estas verdadeiras obras de arte que irão estar patentes no espaço de artesanato da Feira da Luz em Montemor”, sublinhou.
“No espaço de artesanato da Feira da Luz haverá também lugar para oficinas muito diversificadas e para diferentes níveis de aprendizagem. Entre as propostas deste ano temos, por exemplo, a costura criativa, a reciclagem de papel, a criação de peças decorativas, o empalhamento, o crochê, macramê, bijuteria, vamos, por exemplo, fazer sabonetes com técnicas ancestrais e muito mais. As oficinas têm um custo de participação simbólico para o público em geral e podem se inscrever através do e-mail da Ciranda, ciranda.montemorenovo@gmail.com. Importa salientar que as oficinas têm um número de vagas limitados, portanto garantam já o vosso lugar”, rematou Paula Cinzas.
