
De 5 a 7 de setembro, Vendas Novas assinala o 63.º aniversário do Concelho, com a Parada D. Pedro V a ser, uma vez mais, o principal palco de um programa pensado para todos os públicos.
Os espetáculos musicais são um dos pontos fortes, com a atuação de Mickael Carreira (dia 5), do espetáculo RFM Time Machine (dia 6) e da fadista Sara Correia (dia 7). Mas as noites não ficam por aqui. Os irreverentes Insert Coin, o humor musical de Olha que Pimbalhada! prometem pôr o recinto ao rubro, e os DJ’s Forbidden, Fixxen, Hottuna e M3DUSA fecham as noites na tenda junto ao Mercado Municipal.
As largadas de touros voltam a ter lugar na Rua António Coelho de Oliveira, enquanto o desporto estará representado por torneios de sueca e malha, zumba, uma caminhada pelos campos do Regimento de Artilharia n.º 5, uma prova de ciclismo organizada pela ADN Trilhos e um passeio de motorizadas dinamizado pelos Bombeiros Voluntários.
As tradições serão celebradas com as atuações dos grupos etnográficos da terra, nomeadamente o Grupo de Cantares Reformados de Vendas Novas, Grupo de Danças e Cantares Pioneiros de Vendas Novas, Rancho Folclórico das Piçarras, Rancho Folclórico de Landeira e o grupo Era uma vez… o Cante.
O sábado à tarde será dedicado à marca mais emblemática da terra, com a iniciativa “Vendas Novas, Capital da Bifana”, que inclui a atribuição do nome “Manuel Cardante e Clara Isabel” ao Jardim da Entrada Poente, em homenagem aos dois nomes que estiveram na génese desta iguaria; a entrega do prémio “Cinco Estrelas Regiões” aos estabelecimentos locais; o concurso “Rei e Rainha da Bifana” que terá algumas surpresas e um showcooking pelo conceituado chef Fábio Bernardino.
O programa conta ainda com atividades como a Tarde da Criançada, o Mercado da Bagageira, uma exposição de fotografia da autoria de Emanuel Constantino e um espetáculo de dança pela Associação de Jovens de Landeira. A Sessão Solene Comemorativa da efeméride, com entrega de insígnias municipais, será o momento mais institucional dos três dias de festas, que terminam com um espetáculo de fogo de artifício.