Brady Gilmore triunfou na etapa de Viseu da 86ª Volta a Portugal

O australiano Brady Gilmore (Israel/ Premier Tech Academy), bateu com grande autoridade toda a concorrência, incluindo Iuri Leitão e conseguiu o triunfo na etapa de Viseu da 86ª Volta a Portugal Continente em que todos os sprínteres fizeram a sua aposta para alcançar um triunfo.

Gilmore, que conseguiu a sétima vitória desta temporada, depois dos triunfos em duas Etapas do Tour du Rwanda, uma Etapa e Geral do Tour de Taiwan e uma Etapa e Geral do Circuit des Ardennes, finalizou da melhor forma um, excelente trabalho da sua equipa em particular do anterior líder da prova, Pau Martí, que liderou a equipa azul na perseguição a uma fuga e depois no lançamento do corredor australiano.

A etapa ficou marcada por uma fuga inicial de três corredores, estavam percorridos 40 quilómetros, tendo trinta quilómetros depois recebido a companhia de mais cinco corredores, sendo que dos oito homens da frente quatro eram da Credibom/LA Alumínios/Marcos Car.

No grupo estava Hugo Nunes (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car), o líder da camisola azul-Paredes/Rota dos Móveis, que procura e conseguiu cimentar a liderança no Prémio da Montanha, objetivo final assumido pelo corredor do Porto.

O melhor classificado na fuga era Pedro Silva (Anicolor/Tien 21) o que levou a que quando escapada atingiu 2’55”, as equipas que tinham interesse na chegada em pelotão compacto para um final ao sprint.

José Cid, Plutonio e Cuca Roseta na edição deste ano da Expo Mora

Mora volta a ser palco de um grande evento que junta cultura, música, tradições locais, gastronomia, convívio e muita animação num só espaço durante três dias.

A Expo Mora, que na edição deste ano, acontece entre os dias 12 e 14 de setembro, conta com os espetáculos de José Cid, Plutonio e Cuca Roseta, prometendo noites inesquecíveis para todos os gostos.

Durante todo o certame há muito para explorar: Espaço Infantil, Exposições, Tasquinhas, Bares, DJs e Animações de Rua que garantem diversão para toda a família.

Ambiente em FM: Calor extremo e saúde pública

Um estudo publicado na revista “Science Advances”, revela que viver em zonas muito quentes pode acelerar o envelhecimento biológico, por isso, pessoas que vivem em locais com muitos dias de calor, acima dos 32 °C, exibiram até 14 meses de envelhecimento biológico extra — sobretudo adultos mais velhos — comparativamente a quem tem menos dias quentes. O calor excessivo provoca stress fisiológico, inflamação e alterações no ADN, acelerando o relógio do corpo.

Em Portugal continental, durante o alerta de calor entre 28 de junho e início de julho, registaram-se 284 mortes em excesso, principalmente entre maiores de 85 anos

Toda esta situação, é derivada ao aquecimento global, que segundo um estudo publicado na revista “Earth System Science Data” refere que entre 2015 e 2024, a temperatura média global aumentou 1,24 °C acima dos níveis pré-industriais, dos quais 1,22 °C são atribuíveis à atividade humana, como uso de combustíveis fósseis. Mais calor significa mais ondas quentes, com consequências diretas na saúde.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

GNR de Évora registou 15 acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou, entre os dias 8 e 10 de agosto, 15 acidentes de viação, sendo oito colisões, três despistes e quatro atropelamentos dos quais resultaram um ferido grave, três feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 22 ocorrências criminais: nove crimes contra as pessoas, dois crimes contra o património e dois crimes contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 180 infrações relativas à legislação rodoviária, quatro infrações relativas á legislação policial e uma relativa à legislação ambiental.