
Amanhã, dia 28 de julho o projeto CLSD 5G Ativar Montemor comemora o dia dos avós com uma atividade no Pavilhão Gimnodesportivo da EB2/3 de S. João de Deus, em Montemor-o-Novo.
Isabel Soares, coordenadora do projeto, referiu à RNA que “o assinalar, o dia dos avós, tem sido uma temática abordada ao longo dos vários anos do CLDS e já tínhamos feito no 4G e agora decidimos voltar a implementar no 5G. Uma vez que o projeto está em fase de arranque, decidimos que queríamos continuar a comemorar a data, mas organizando uma atividade que fosse mais agregadora. E dessa forma convidámos os vários ATL’s e entidades que têm tanto ATL como jardim-de-infância a funcionar neste momento, como também entidades que têm CAO ou CACI para a população com deficiência, como as instituições que têm centro de dia e ARPI. Além destas instituições, também estão convidadas as várias pessoas que já foram assinaladas para o projeto CLDS, nomeadamente a população idosa. Isto também foi alargado a cuidadores informais, que já foram identificados alguns, e será também alargado aos avós das crianças que irão participar. Portanto, será uma atividade com o intuito de ser intergeracional com o intuito de se poderem passar alguns conhecimentos e alguns saberes entre gerações e acima de tudo ser um momento de convívio e de partilha”.
“Vamos ter quatro stands com atividades diferentes, cada um com uma atividade. Há stands em que têm uma atividade, há stands que têm duas e as pessoas vão rodando entre as várias atividades. Esta atividade é em parceria com o Monte Dentro, eles levam também alguns dos seus jogos e das suas dinâmicas, e o projeto CLDS leva outros. Portanto, há aqui uma parceria de instituições e também de projetos, e desta forma há esta circulação. Acho que vai ser uma novidade para toda a gente, mas acima de tudo acho que é atividade de brincar, permitir-se brincar, permitir-se fazer coisas que se faziam antes e outras que não se faziam antes mas que se fazem agora, nesta lógica de todos podermos brincar e todos merecemos brincar”, sublinhou.
O evento vai estar aberto “à população em geral, o evento inclusive foi divulgado nas redes sociais. O que pedimos é que quem queira ir, que se possam inscrever, para nós termos noção de quantas pessoas estamos a falar, porque estes jogos, algumas destas estações, implicam material mais específico e, portanto, precisamos, obviamente, da sua aquisição”, concluiu.
O CLDS 5G Ativar Montemor conta com o apoio do programa PESSOAS 2030, Portugal 2030 e da União Europeia. “Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si”