
Depois de quatro meses do início do Morbus circular pelas ruas da cidade de Montemor-o-Novo, está na altura de fazermos novo balanço.
Segundo Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, o balanço é bastante positivo. O autarca referiu à RNA, que “já temos os números sobre a utilização do Morbus, sistema público urbano de transporte de passageiros na cidade de Montemor-Novo. Temos os números até o final do mês de junho e são números, quanto a mim, satisfatórios de utilizações do autocarro. No mês de março o serviço começou a dia 17 e temos 320 utilizadores, no mês de abril, mais pessoas utilizaram naturalmente, foi um mês completo, tivemos 424 passageiros embarcados e no mês de maio, com mais passes tirados e mais utilizadores à medida que as pessoas foram descobrindo, este número é muito superior, é de 1.194 passageiros embarcados ao longo do mês de maio de 2025, já no mês de junho houve um ligeiro decréscimo para 997 passageiros, mas tem também a ver com as férias escolares que começaram ainda no final de junho e menos jovens utilizaram este meio de transporte”.
“De realçar que as paragens com mais passageiros a embarcar são a do Largo dos Paços do Concelho, naturalmente, pessoas que se deslocam ao município ou até trabalhadores do município que deixam a sua viatura em casa e que vêm para o seu local de trabalho no autocarro, a da Rua Defensores da Liberdade e a paragem do Rossio, junto ao tecido escolar. Por isso, são números satisfatórios, são números que vêm mostrar que o autocarro urbano fazia falta à cidade de Montemor-o-Novo, quer para a população mais jovem, quer para a população até mais idosa para se deslocarem com relativa facilidade a locais comerciais, centro de saúde, ao município e outros serviços. E por isso são números que vêm também satisfazer o município deste investimento que está a ser feito na cidade”, rematou.