U. Montemor vence Monte Trigo e salta para o 1.º lugar da Elite

Após a última ronda da 1.ª fase da Taça Dinis Vital, este fim-de-semana, 25 e 26 de fevereiro, aconteceu o regresso do campeonato distrital de seniores da Associação de Futebol de Évora, com a realização da 15.ª jornada da Liga Elite e a 13.ª jornada da Liga AFE. Na Elite do Grupo União Sport ganhou por 3-2 no 1.º de Maio ao Monte Trigo que, com a derrota do Canaviais em Vendas Novas, permite ao GUS subir isolado ao 1.º lugar da classificação da Elite. Também na Elite, o Cabrela foi vencer por 1-2, fora de casa, ao Arcoense. Já na série B da Liga AFE, no sábado, houve derby do concelho de Montemor-o-Novo, com a equipa B do Grupo União Sport a empatar 1-1 em casa com o Foros de Vale de Figueira. Ainda no sábado, o Estrela Escouralense foi ao Campo Cunha Rivara, em Arraiolos, ganhar por 0-8 ao São Pedrense. As contas da jornada do Grupo B da Liga AFE encerraram este domingo, com o Cortiçadense a empatar 1-1 com o Santana do Campo e o Valenças, no seu Campo D. Manuel I, a empatar a zero com o CHE Morense.

Na partida que a RNA acompanhou com relato, e em que o GUS jogava em casa com o Monte Trigo, o treinador do União, João Guerra, repetiu o mesmo 11 da última partida. Foi a equipa forasteira que entrou melhor no jogo, conseguindo as primeiras chances de golo, apresentando bom futebol, e a colocar em sentido o GUS, que tinha muitas dificuldades em assentar o seu futebol. Após 3 grandes oportunidades do Monte Trigo, aos 24 minutos, e na primeira ocasião que teve, o União inaugurou o marcador por Marco Oliveira, com Duma, o guardião do Monte Trigo a não ficar bem na fotografia. Aos 35 minutos, é assinalada grande penalidade contra o Monte Trigo, a castigar uma falta clara, com o central Mina a ver o vermelho. Na transformação, Rodrigo Vicente atira para a esquerda, com a bola a beijar a malha lateral, colocando o marcador em 2-0. O Monte Trigo jogava bem, mas o União aproveitava os erros do adversário. Aos 42 minutos, é assinalada grande penalidade a favor do Monte Trigo, a castigar falta sobre Sandil que, ao apontar o castigo máximo, conseguiu reduzir distâncias. Ao intervalo o União vencia por 2-1, após uma primeira parte que valeu pelo resultado, que era muito melhor que a exibição, com um Monte Trigo a apresentar-se com um bom coletivo.
A 2.ª parte iniciou sem alterações em ambas as equipas e com o Monte Trigo, apesar de reduzido a 10 unidades, a continuar na mesma toada. Aos 54 minutos, o GUS deu um ar da sua graça, após boa combinação entre Ricardo Oliveira e Rodrigo Vicente, com Duma a defender bem. Aos 59 minutos, mais um erro de Duma, a dar origem a nova grande penalidade favorável ao União, porém, Thalison falhou esta oportunidade soberana, desperdiçando uma boa chance para o União ganhar maior tranquilidade na partida. Aos 60 minutos, no União, Luís Madeira rendeu Leonardo Pereira. Pouco depois, o Monte Trigo, através de Nqoba, fez perigar a baliza à guarda de Willian Paes que, de cabeça, resolveu bem a situação. Aos 70 minutos, João Guerra fez segunda alteração, com João Bugio a substituir Rodrigo Vicente. Aos 71 minutos, após um livre largo, e com João Nobre a amortecer a bola, Bruno Machado fez o 3-1. Aos 77 minutos, o Monte Trigo efetuou as primeiras alterações, com Beto e Samukelo a serem substituídos por Manuel e Mena. No Monte Trigo, aos 84 minutos, João Miguel rendeu Nqoba. Já o União faria as últimas substituições, aos 90 minutos, com João Semedo e Weslley a entrarem para os lugares de João Nobre e Gonçalo Catalão. Ainda antes do término da partida, no último minuto do jogo, o Monte Trigo faria o seu segundo golo, com um remate forte e colocado de Mena, um tento justo a premiar o bom jogo da formação treinada por António Gião, que vendeu cara a derrota, efetuando uma bela exibição, que nada reflete a sua classificação.

Resultados:

Liga Elite > 15.ª jornada> 26/02
U. Montemor 3-2 Monte Trigo
Alcaçovense 1-0 Portel
At. Reguengos 3-1 Sporting Viana
Estrela Vendas Novas 1-0 Canaviais
Arraiolense 1-3 Redondense
Arcoense 1-2 Cabrela

Liga AFE > Grupo A> 13ª jornada> 26/02
Bencatelense 2-5 Lusitano Évora B
Vera Cruz 1-2 Borbense
O Calipolense 5-1 Aguiar
Tourega 0-5 Oriolenses

Liga AFE > Grupo B> 12.ª jornada>25 e 26/02
U. Montemor B 1-1 Foros Vale Figueira (25/02)
S. Pedrense 0-8 Escouralense (25/02)
Cortiçadense 1-1 Santana do Campo
Valenças 0-0 CHE Morense