
No passado dia 14 de julho, o Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Valentino Salgado Cunha, e a Vice-Presidente, Susana Gonçalves, participaram numa reunião no Ministério da Administração Interna, Rui Rocha, acompanhados pelo Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas, Vítor Gatinho, e pelo Comandante Paulo Machado. O encontro, solicitado pelo Município em articulação com a Associação, em agosto do ano passado, e que foi prontamente agendado pelo recém-empossado Secretário de Estado, teve como principal objetivo apresentar a este governante um conjunto de necessidades consideradas urgentes para o reforço da capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros de Vendas Novas.
Entre os assuntos abordados, destacou-se a importância de assegurar financiamento adicional para o modelo de organização de socorro recentemente implementado pelo Direção e Comando; a atribuição de uma terceira Equipa de Intervenção Permanente; a urgente renovação da frota de veículos de combate a incêndios, uma vez que a média de idades é de 30 anos; a necessidade de criação de um modelo de carreira para os bombeiros e ainda a implementação de medidas de apoio que valorizem e incentivem o voluntariado nesta área.
Para o Presidente da Câmara Municipal, “esta reunião foi fundamental para afirmar junto do Governo a realidade e as dificuldades que os nossos bombeiros sentem no terreno, mostrando o esforço constante do Município e da Associação Humanitária em garantir um serviço de socorro eficaz, seguro e digno para todos os Vendasnovenses. Voltámos a sublinhar que o entendimento do Município é de que tem de haver uma reforma estrutural no sistema de socorro, através da criação de uma força de bombeiros do Estado que garanta o socorro, do invés deste assentar na realidade financeira do associativismo e no voluntariado.”
O Município continuará a acompanhar de perto este processo, reforçando o seu compromisso com esta instituição na segurança e o bem-estar de todos os cidadãos do Concelho.