Skip to content

“Espaço APORMOR”: a futura Política Agrícola Comum para pós 2027 (c/som)

Hoje na rubrica “Espaço APORMOR”, o tema é a futura Política Agrícola Comum para pós 2027.

Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR, referiu à RNA, que “começa-se já na Europa a falar sobre a Política Agrícola Comum que vai seguir-se à atual, que termina em 2027, portanto a partir de 2028. E perante muitas ideias que começavam a circular por essa Europa fora de que passaria a haver um pacote único para cada país e que, portanto, isso em princípio conduziria políticas agrícolas que eram traçadas por cada país, que deixaria de haver uma política agrícola comum, passaria a haver várias políticas agrícolas, que não fazia sentido nenhum”.

“Os países do sul da Europa, Portugal, Espanha, França, Itália, Croácia e Grécia, traçaram um programa de ação comum, que se traduziu numa ida a Bruxelas entre os dias 13 e 15 de maio. Eu, pessoalmente, também estive integrado na comitiva da CAP, da Confederação de Agricultores de Portugal, para fazermos ver com a comissão que não fazia sentido aquelas conversas que circulavam e a melhor maneira era mostrarmos já uma posição comum de todos os países da Europa, que falaram uma só voz. Foi algo que não foi difícil de conseguir e que foi muito importante”, concluiu.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Compartilhe este artigo: