
O Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo continua com o seu Ciclo de Conferências, intitulado ‘Diálogos Sobre a Idade Moderna’, com vista a abordar o período compreendido entre os séculos XVI e XVIII.
António Pinto Xavier, vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, referiu à RNA, que “o ciclo de conferências de 2025 é sobre diálogos na idade moderna. Passámos da idade média para a idade moderna. A entrada é gratuita e tem um programa bastante diverso que vai acontecer ao longo deste ano. Acontece regra geral, no Arquivo Municipal e a inscrição é feita pelos canais habituais, a informação pode encontrar-se nas redes sociais e no site do município. Com este ciclo de conferências, pretende-se mais uma vez, trazer a ciência para perto da comunidade, para que todos possam aprender mais sobre Montemor-o-Novo nas diferentes épocas da nossa história”.
“Curiosamente as faixas etárias que mais estão presentes são entre os 18 e 25 anos e depois a partir dos 60. Eu imagino que tenha a ver com a curiosidade científica de quem está na universidade e por outro lado quem tem mais tempo porque eventualmente já se encontrará reformado ou simplesmente por ter mais interesse sobre os temas. É verdade que acontece, em regra geral, à sexta-feira, ao final da tarde, portanto pode ser complicado para quem tem crianças pequenas, mas é aberto a todas as pessoas, inclusivamente já tivemos crianças a assistir e os oradores têm esse cuidado quando isso acontece, proporcionam momentos dirigidos a esse público”, rematou.
O próximo Ciclo de Conferências intitulada “Convento de Santa Cruz de Rio Mourinho: Uma história de evolução entre a arquitetura, paisagem e comunidades”, com Rolando Volzone, tem lugar dia 30 de maio.