
Hoje no Espaço APORMOR, Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR, fala sobre “A água que une”, trata-se de um projeto que o governo apresentou e aprovou.
O presidente da direção da APORMOR, referiu à RNA, que se trata de um projeto que “foi apresentado há cerca de um mês pelo Governo. A Água que une baseia-se na construção de algumas novas barragens, aproveitando a água que corre em rios que têm um caudal mais intenso, que acaba por ir para o mar, e aproveitar alguma dessa água para trazer para as zonas onde há terras para irrigar, mas há menos água disponível. Embora tenhamos o Alqueva, a capacidade de armazenagem de água, embora seja o maior lago artificial da Europa, também devido à procura que existe com as novas culturas, tende a ser muito diminuta essa capacidade, principalmente no abastecimento do Algarve e do Sudeste alentejano que estão carentes, nessa agricultura mais intensiva”.
“Esse projeto de água que une para nós, conselho de Montemor-o-Novo e para a nossa região só teria um impacto se fosse possível alimentar a Barragem de Minutos, que como sabemos tem uma capacidade limitada porque a sua base é muito pequena, mesmo nos anos de chuva intensa como é este ano”, rematou.
Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo: