Skip to content

Montemor-o-Novo recebeu Jornadas Técnicas sobre Risco Sísmico

No dia 22 de março, Montemor-o-Novo recebeu, no Pavilhão do Parque de Exposições, Mercados e Feiras, o segundo momento das Jornadas Técnicas sobre Risco Sísmico. O evento reuniu cerca de uma centena de técnicos e operacionais com importante intervenção em caso de ocorrência de um sismo. Esta é uma organização conjunta e partilhada entre o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e os Municípios e Corpos de Bombeiros Voluntários de Arraiolos, Montemor-o-Novo, Mora e Vendas Novas.

O primeiro painel dedicado ao “Planeamento e Intervenção Pré-Hospitalar” acolheu a Autoridade Local de Saúde que mostrou qual a perspetiva local do Departamento de Saúde Pública do Alentejo Central, representados pela Dr.ª Vera Pessoa e pelo Dr. Miguel Carvalhais. Também o Instituto Nacional de Emergência Médica foi representado pelo Técnico de Emergência Pré-Hospitalar Ricardo Mendes, que explicou quais as suas atribuições e ação em gestão de crises. Por fim, ouvimos o relato, na primeira pessoa, sobre o sismo de 6 de fevereiro de 2023, ocorrido na Turquia, através da Intervenção realizada pelo 2.º Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, José Guilherme. A moderação deste painel ficou a cargo de Olímpio Galvão, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

O Segundo Painel foi dedicado à “Organização e Intervenção Operacional” e iniciou-se com a intervenção do Coronel Tiago Lopes, do Exército Português – Regimento de Apoio Militar de Emergência, que explicou qual o enquadramento do exército em ações de Proteção Civil. Seguiu-se o Subchefe Pedro Pedro em representação do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa explicou qual a organização e intervenção operacional desta entidade. Por fim, interveio a Cruz Vermelha Portuguesa, através do Dr. Gonçalo Órfão, da Dr.ª Rosália Cardanha e de um representante da Cruz Vermelha Italiana, responsável Internacional na Cooperação da Cruz Vermelha Portuguesa, que trouxe o relato da intervenção no sismo de L’Áquila, em Itália, em 2009. A moderação deste painel ficou a cargo do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, Hugo Ventura.

Compartilhe este artigo: