Skip to content

Simulacro testa meios na Praça da República em Viana do Alentejo

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Viana do Alentejo promoveu, ontem, dia 25 de março, a dinamização de um exercício à escala real, na Praça da República, em Viana do Alentejo, com o objetivo de testar a capacidade de resposta operacional de equipas de intervenção permanente e de articulação integrada com outros agentes de proteção civil.

O exercício, denominado “REPÚBLICA’ 25”, que de acordo com as necessidades do teatro de operações mobilizou diversos meios e recursos, num cenário o mais próximo da realidade, foi efetuado em articulação com os Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo e a Guarda Nacional Republicana.

Tratou-se de um exercício que teve como cenário um incêndio numa cozinha de uma habitação, no centro histórico da vila, com presença no terreno dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo, da Guarda Nacional Republicana, reforçada com uma equipa especializada em busca e salvamento (equipa cinotécnica) e da Proteção Civil Municipal.

Claudino Magro, Adjunto do Comando dos Bombeiros de Viana do Alentejo, referiu que “o exercício para além de treinar os normais objetivos de emergência e de procedimentos de socorro, serviu para aferir as dificuldades existentes no centro da vila, com as suas caraterísticas próprias, nomeadamente, ruas estreitas e carros estacionados”.

Destacou ainda que “as viaturas de emergência vão ter dificuldades em chegar a alguns acessos. Com ruas estreitas, os meios de socorro só conseguem circular normalmente e sem atrasos, quando não há carros estacionados”. O Adjunto do Comando concluiu que o exercício foi bastante positivo, permitindo a afinação de procedimentos e ações a aplicar no decorrer da gestão da emergência.

Compartilhe este artigo: