
Foi ontem apresentada a candidatura eleitoral aos órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo -Turismo do Alentejo, a qual será liderada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
Na cerimónia foi apresentada a lista conjunta da candidatura encabeçada pela Entidade Regional de Turismo e pelo seu presidente, José Manuel Santos, bem como as grandes linhas programáticas do projeto para o mandato 2025-2028.
José Manuel Santos, referiu à RNA, que “o objetivo é, de facto, integrarmos na Alçada da Entidade Regional de Turismo um conjunto de funções que todas concorrem para a melhoria do destino e para o seu desenvolvimento turístico. A função da engenharia do produto, a função da monitorização, a função da animação, a função dos eventos, a função da promoção do mercado interno, a função da promoção do marco internacional, de forma a otimizarmos, unificando também as equipas que trabalham estas áreas […] para tornar o nosso trabalho em linha, comunicando sobre uma única marca, o Alentejo”.
“É um processo que já sucede nas outras regiões do país, não é um processo novo, não é inédito, já acontece no Algarve, no centro e Norte de Portugal, e esta é uma oportunidade para nós darmos maior racionalidade, maior organização, maior integração ao trabalho de promoção e de desenvolvimento do turismo no Alentejo”, acrescentou.
Trata-se de “uma equipa mais jovem, mais ousada, mais dinâmica, e eu creio que isso é importante mudar, rejuvenescer, refrescar, com uma presença também preponderante do lado feminino, empresários, empreendedores ativos com excelentes ideias, para atacarmos aquilo que são algumas áreas de aposta que temos dentro do nosso programa”, salientou.
“A dimensão do digital, temos de facto de inovar, acelerar e ter uma presença digital muito mais expressiva, a começar pelo novo portal, avaliar a possibilidade de criar um marketplace de experiências turísticas. Temos uma estratégia de promoção digital permanente, direcionada para os vários mercados, que obviamente implicará também um esforço da organização, um esforço financeiro muito importante. Temos uma abordagem aos mercados mais criteriosa, mais seletiva. Temos que apostar mais nos mercados de longa distância, que estão a crescer muito no Alentejo, pelo mercado norte-americano”, reforçou.
“Uma outra linha importante é coordenar melhor o trabalho de promoção externa do território. Há outras entidades que estão a fazer a promoção internacional e é preciso coordenar. Queremos também uma agência de promoção que é uma associação empresarial mais próxima dos seus associados, mais consciente de que, de facto, é uma associação empresarial, possa promover mais iniciativas, possa estar após cada ação a partilhar resultados, a avaliar os empresários.Também esta perspetiva de maior dinâmica, de maior proximidade e também uma linha de atuação que esta nova equipa quer montar num trabalho de continuidade honrando o passado, mas liderando o futuro”, rematou.