Skip to content

Universidade de Évora vai atribuir o Doutoramento Honoris Causa a Eduardo Marçal Grilo

A Universidade de Évora vai atribuir o Doutoramento Honoris Causa a Eduardo Marçal Grilo, natural de Castelo Branco, onde nasceu em 1942. Eduardo Marçal Grilo foi Ministro da Educação entre 28 de outubro de 1995 e 25 de outubro de 1999. A cerimónia de atribuição do grau honorífico está marcada para amanhã, dia 19 de fevereiro, pelas 15.00 horas, na Sala de Atos do Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora.

Os discursos laudatórios estarão a cargo de Maria de Fátima Nunes, professora do Departamento de História da Universidade de Évora, e de Júlio Pedrosa, professor universitário jubilado que ocupou o cargo de Ministro da Educação no XIV Governo Constitucional de 3 de julho de 2001 a 6 de abril de 2002.

Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, justifica a outorga do título de Doutor Honoris Causa destacando o percurso público de Eduardo Marçal Grilo como uma personalidade que sempre refletiu sobre a Educação. A Reitora lembra que, além de ter exercido funções como Ministro da Educação, Eduardo Marçal Grilo considera as universidades como um elemento central para o desenvolvimento do país, com particular ênfase nos territórios do interior. “O facto de ser natural de Castelo Branco dá-lhe uma perspetiva única para entender e trabalhar a dicotomia litoral/interior, essencial para a coesão nacional”, acrescenta.

Considerado um “cidadão ativo e interventivo” na sociedade global contemporânea, Hermínia Vasconcelos Vilar salienta o “arguto espírito de reflexão e inovação visionária” de Eduardo Marçal Grilo, que continua a deixar marcas na sociedade atual.

Eduardo Marçal Grilo foi Ministro da Educação no XIII Governo Constitucional, entre 28 de outubro de 1995 e 25 de outubro de 1999. Entre outras funções, foi consultor do Banco Mundial na área da Educação de 1980 a 1991, Presidente do Conselho Nacional de Educação de 1992 a 1995 e Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian de 2000 a 2015. Também se destacou como membro de diversas instituições, como a Selection Board do Programa Erasmus Mundus de 2004 a 2011 e a The International Commission do Council for Higher Education Accreditation.

Foi Presidente da Assembleia Geral da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL) e ainda ocupa, várias outras funções de relevo.

Marçal Grilo é ainda autor de diversos trabalhos sobre educação, engenharia e cooperação para o desenvolvimento.

Em 18 de janeiro de 2006, foi agraciado com a Grã-Cruz da Antiga, Nobilíssima e Esclarecida Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, pelo seu Mérito Científico, Literário e Artístico.

Compartilhe este artigo: