O problema da escassez de médicos no interior não é novo, e ao longo dos anos têm sido tomadas várias medidas para tentar fixar profissionais. Nesta área, as Câmaras Municipais têm assumido um papel importante na criação de incentivos, como é o caso do Município de Alandroal.
Muito recentemente, a autarquia aprovou um regulamento, com vista, por um lado, “a estimular” os médicos que já se encontram no concelho, para que ali possam continuar a desempenhar as suas funções, mas também para atrair outros para que se fixem em Alandroal, segundo explica o presidente João Grilo.
“Este é um problema transversal a todo o nosso território, as causas são muitas e conhecidas e o que interessa é encontrar soluções, porque o município está sempre do lado das soluções”, garante o autarca.
Lembrando que a Câmara Municipal de Alandroal tem “investido muito nas melhorias das condições de prestações dos cuidados de saúde”, com o alargamento da rede de extensões de saúde do concelho – com “uma em construção, uma em início de obra e outra em concurso” –, João Grilo lembra que são necessários médicos para vir a trabalhar nessas mesmas extensões de saúde.
Atualmente, Alandroal tem “uma vaga por preencher e uma outra por preencher muito em breve”, tendo em conta a entrada de dois médicos em idade de reforma: “em quatro médicos, vamos ficar sem dois, o que é preocupante”.
Em causa, explica ainda o autarca, está um “incentivo adicional financeiro” que chegará aos 1.900 euros por mês: “é um incentivo de 1.500 euros, que é acumulável com outros incentivos que o Estado Central possa dar a médicos em início de carreira, também para se fixarem no interior, e um incentivo de 400 euros mensais para deslocações”.