Skip to content

Espaço APORMOR: Segurança e soberania alimentar

Hoje na rubrica “Espaço APORMOR”, o tema em destaque é a segurança e soberania alimentar.

Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR, referiu á RNA, que “Já toda a gente pode não se ter apercebido, mas tem a sensação de que há qualquer coisa a mudar no mundo em termos geoestratégicos e também em segurança, tanto do ponto de vista da defesa como da soberania alimentar. É disso que viemos aqui falar hoje”.

“A Europa foi um projeto que se iniciou a seguir à Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de os países se reconstruírem e trabalharem em conjunto para, por exemplo, na política agrícola, produzirem em terrenos agrícolas muito devastados pela guerra, produzir alimentos de qualidade a um preço acessível para as pessoas. O projeto europeu cresceu, começou com seis países, atualmente tem 27, um dos países fundadores já saltou do barco. Penso que uma das razões, pode não ter sido a principal na altura, foi a decadência tanto do ponto de vista económico, como dos valores, como sobretudo também da defesa, descurou muito a parte da defesa, pensou que a paz era eterna, isto era um dado adquirido e então houve valores que havia antigamente que foram deixados para trás e novas ideologias e preocupações vieram instalar-se, fazendo lembrar um bocadinho quem conhece a história do Império Romano, da queda do Império Romano, em que o caminho foi como este”, rematou.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Compartilhe este artigo: