A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, teve eleições muito recentemente, onde foram eleitos os novos corpos sociais da Associação, para o triénio 2025/2027.
A nova direção tomou posse esta quinta-feira, pelas 21.00 horas no Salão Nobre do quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.
António Pinetra reeleito presidente da Associação, referiu à RNA, que “estas novas eleições para o mandato de 2025-2027 apresentou-se só uma lista. Foi uma lista apresentada pela anterior direção, em que houve algumas alterações e em que tiveram 48 sócios na Assembleia. Nós gostaríamos que fossem muito mais a estar mas infelizmente, não há essa correspondência. Dos 48, houve 47 favoráveis à lista apresentada e um voto branco, portanto, foi por maioria significativa que foi eleita uma nova direção”.
“O presidente da direção mantém-se, o vice-presidente também transitou da anterior direção e o tesoureiro também. Portanto, entraram mais quatro elementos novos, que é o secretário, e depois os vogais, que também são elementos novos, assim como o atual comandante, que não fazia parte da lista anterior, porque na altura não era ele que era o comandante. Em relação aos outros órgãos, portanto, à Assembleia Geral, manteve-se o Presidente que vinha de trás, manteve-se também o primeiro secretário, entrou um secretário que era uma pessoa que estava na direção, não quis continuar, mas aceitou fazer parte da Assembleia Geral. O Conselho Fiscal manteve-se com os mesmos elementos que iam atrás, aceitaram todos, ficaram, e fazem parte dos corpos sociais agora da direção, da associação deste mandato de três anos”, salientou.
“ Nós queremos no fundo ter um trabalho de continuação, que é um pouco renovar aquilo que tem sido a renovação da frota, temos vindo a conseguir esses objetivos e também melhorar um pouco aquilo que é o edificado da associação, chamamos-lhe assim, para além do quartel, que temos um quartel com condições, temos que manter as condições e em bom estado as nossas instalações e como no mandato anterior adquirimos um terreno com um barracão que existe onde temos armazenadas as coisas que são menos usadas porque o quartel não tem espaço para tudo e aí sim precisamos de fazer alguns melhoramentos naquele espaço tanto na zona edificada como em toda a envolvente que é o terreno que temos e que precisamos de fazer uma vedação, precisamos de criar ali outras condições para termos os nossos equipamentos devidamente acondicionados, resguardados e protegidos de tudo e mais alguma coisa”, acrescentou .
Questionado sobre os projetos que tem para o futuro, António Pinetra respondeu: “vamos continuar uma luta que já vem de trás e não somos só nós, são todas as Associações que é também melhorar um pouco aquilo que são as condições de trabalho para os nossos assalariados e também para os nossos voluntários. Temos pessoas que fazem só trabalho voluntário, para além dos assalariados, e que precisamos também de criar condições para que, de facto, sejam protegidos pela legislação, criar condições para que as associações detentoras dos corpos bombeiros possam ter uma lei de financiamento para essas associações devidamente organizada e que seja justa para aquilo que de facto é a nossa missão. E para além disso, exigir também que quem tem poderes para isso possa criar uma carreira para os bombeiros, portanto, para que também isto possa servir de incentivo aos jovens que queiram ser bombeiros, poderem ter a garantia que se enveredarem pela carreira de bombeiros têm o futuro mais ou menos assegurado em termos de uma carreira que vão progredindo, tanto a nível profissional como a nível salarial, podendo formar as famílias, poderem casar, poderem ter filhos, poderem ficar aqui na terra porque o que está a acontecer é que de facto temos alguns jovens que enquanto andam aqui a estudar em Montemor até ao décimo segundo vão ficando, mas depois quando saem para fora já não voltam, precisamente porque não têm esses incentivos”.
Mesa da Assembleia Geral:
Presidente: Luís António Martinho Torres – sócio nº1731
1º Secretário: António Joaquim da Silva Danado – sócio nº 3208,
2º Secretário: José Augusto Pinto Rasquinho Lopes – sócio nº 1411
Direção:
Presidente: António Adriano Mateus Pinetra – sócio nº 3259
Vice-presidente: Carlos Luciano Cantanhede Palmas – sócio nº527
Tesoureiro: Fernando Luís Torres Rodrigues – sócio nº2974
Secretário: Pedro Miguel da Piedade Carvalho – sócio nº2526
Vogal: Rui Miguel Caldeira Serôdio – sócio nº 1157
Vogal: Manuel Henrique Mestrinho Espadinha – sócio nº 2435
Vogal Nato: Hugo Jorge Piteira Ventura – sócio nº 2458
Conselho Fiscal:
Presidente: Paulo Sérgio Carvoeiro Brunheira – sócio nº1378
Secretário: Henrique José Brunheira Mira – sócio nº2852
Relator: Jorge Salvador Martinho Torres – sócio nº1479