Skip to content

Aprovada desagregação de 124 uniões de freguesia espalhadas por todo o país

São 124 as uniões de freguesia espalhadas por todo o país cuja desagregação foi aprovada pelo grupo de trabalho e pela Comissão do Poder Local e Coesão Territorial.

No concelho de Montemor-o-Novo, vão ser desagregadas as duas uniões de freguesia existentes, trata-se da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras e da União de Freguesias da Cortiçada de Lavre e Lavre.

Primeiramente a RNA, falou com António Danado, presidente da União de Freguesias, Nossa Senhora da Vila e Nossa Senhora do Bispo e Silveiras que referiu que “é bom realçar que a União de Freguesias, Nossa Senhora da Vila e Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, é a terceira maior freguesia do país neste momento. Tem 419 quilómetros quadrados, tem cerca de 92 associações sem fins lucrativos, tem cinco cemitérios, uma imensidão de escolas, temos, para além disso, quase 11.500 habitantes, 9.500 eleitores, portanto, temos aqui uma dimensão muito superior a muitos dos concelhos do distrito de Évora”.

“Aquilo que entendemos é que as freguesias não devem ser mini-câmaras, devem ser, de facto, poder de proximidade e com 419 quilômetros quadrados, com território maior que o concelho de Lisboa, é bom que fique aqui assente que somos maiores que o concelho de Lisboa a nível de território, não a nível de população, como é lógico, mas a nível de território. É impossível dar uma resposta em consonância a todas as necessidades que os nossos fregueses nos determinam, nos relatam e não conseguimos ter o dom de ubiquidade e estar em todo lado ao mesmo tempo. E, portanto, foi nessa linha que entendemos que desde o início deveriam ser repostas as freguesias e devíamos novamente ter uma situação de freguesias individualmente consideradas”, rematou.

Compartilhe este artigo: