Skip to content

Viana do Alentejo distinguido como “Município Amigo do Desporto” e “Autarquia Solidária”

O Município de Viana do Alentejo voltou a receber os galardões de “Município Amigo do Desporto 2024” e “Autarquia Solidária” atribuídos pela Cidade Social e APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão de Desporto, numa cerimónia que decorreu no passado dia 2 de dezembro, no Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira.

A entrega dos galardões decorreu no âmbito do XXIV Seminário Nacional de Municípios Amigos do Desporto e VII Autarquia Solidária e contou com a presença da vice-presidente, Paula Neves, e da secretária do Gabinete de Apoio à Vereação, Vanda Tiago.

O Município recebe desde 2016 a distinção de “Município Amigo do Desporto” que visa o reconhecimento público de boas práticas na gestão desportiva no concelho ao longo do ano. De salientar que o Município de Viana integra a lista dos primeiros 27 municípios que, em 2016, receberam este galardão.

Recorde-se que o Programa “Município Amigo do Desporto” foi instituído em 2016 pela APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão do Desporto e pela plataforma Cidade Social com vista a distinguir os municípios que desenvolvem uma política efetiva de apoio ao desporto. Para a análise desta distinção estão alguns parâmetros, nomeadamente organização desportiva, eventos, equipamentos/instalações, desporto solidário e parcerias, entre outros.

Na cerimónia, o Município de Viana recebeu, também, o galardão de “Autarquia Solidária”, no âmbito do trabalho desenvolvido na área social, nomeadamente no apoio à população mais vulnerável.

De salientar que as distinções procuraram não apenas reconhecer o trabalho já realizado, mas também inspirar outras autarquias a continuar a investir nestas áreas cruciais para o bem-estar das comunidades e a valorização dos seus recursos locais.

Recorde-se que a estes galardões, o Município junta um outro, o de “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo esforço realizado na promoção de uma política integrada de apoio às famílias.

Compartilhe este artigo: